Após golear Londrina, Bahia volta atenções para estadual com descanso de titulares; confira tudo sobre o triunfo tricolor.
4 min readCarlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br direto da redação.
Foto: Felipe Oliveira/ECB.
Na noite da última quinta-feira, o Bahia goleou o Londrina por 4 a 0 na Copa do Brasil, na Arena Fonte Nova, e encaminhou sua vaga para as oitavas da competição. Mesmo com a final do Campeonato Baiano no próximo domingo, o técnico Roger Machado garantiu que todos os jogadores entraram focados na competição nacional, por isso o resultado tão elástico.
“Tem que ser um jogo de cada vez. Somente a partir de agora a gente foca nossas atenções para a final do Baiano. Sabíamos como era importante a sequência nesse início de trabalho, sobretudo para um melhor entrosamento de jogadores que vão a campo, até porque não há tempo agora para treinar”, iniciou o treinador.
Ele também aproveitou para comentar os próximos passos do Bahia até a decisão. “Para este jogo de domingo, não sei se quem esteve em campo hoje vai para alguma atividade em campo aberto, por conta do curto tempo para recuperação. Mesmo com o adversário com um jogador a menos durante o jogo, houve muito desgaste, pois para construir o placar jogamos com muita intensidade”, avaliou.
Sem tempo para respirar, então, ainda que tenha dado indícios de que o descanso para os titulares seja quase certo para tentar recuperação dos atletas. O Bahia entra em campo novamente no domingo, às 16h (de Brasília), na Arena Fonte Nova, para o jogo de volta do Baiano diante do Bahia de Feira. Na ida, o placar ficou em 1 a 1, ou seja, quem vencer levanta a taça e qualquer empate leva a decisão para os pênaltis.
Bahia goleia o Londrina e encaminha vaga na Copa do Brasil.
O Bahia encaminhou a vaga às oitavas de final da Copa do Brasil na noite desta quinta-feira. Jogando na Fonte Nova pela partida de ida da quarta fase, o time de Roger Machado aproveitou o fator da casa e venceu o Londrina por 4 a 0, com gols de Nino Paraíba, Artur, Fernandão e Arthur Caíke.
Com o resultado obtido dentro de seus domínios, o Bahia vai o Paraná podendo perder até por três gols de diferença para avançar.
O embate decisivo está programado para a próxima quinta-feira, às 19h15 (de Brasília), no Estádio do Café. Antes, porém, o time decide o Campeonato Baiano com o Bahia de Feira após empatar a ida em 1 a 1.
Depois de ações relacionadas ao Novembro Negro e ao Carnaval, o Bahia homenageou os povos indígenas. Diante da equipe paranaense, o Bahia grifou nomes do passado e do presente na camisa dos jogadores um dia antes do Dia do Índio, comemorado nesta sexta-feira. Entre os reverenciados, estava a lenda do futebol Mané Garrincha.
O Jogo
Apesar de nenhuma das equipes ter tomado o controle da partida no início, o Bahia se mostrava mais incisivo e, após assustar o Londrina em três oportunidades, abriu o placar aos 24 minutos, quando Artur ganhou de Raí Ramos e deu um belo passe nas costas da zaga para Arthur Caíke, que aproveitou a saída do goleiro para bater forte e balançar a rede.
Aproveitando o bom momento e a disposição física de Nino Paraíba, o Bahia chegou ao segundo gol na sequência. O lateral-direito arrancou do campo de defesa, encontrou Gilberto e apareceu na área, onde recebeu passe do centroavante, dominou e arrematou com categoria para aumentar a vantagem tricolor.
Se a situação já era confortável ao final da primeira etapa, ficou ainda mais por conta de uma atitude infantil de Paulinho Moccelin. O atacante perdeu a bola para Gilberto, se irritou, acertou o rival com o braço na altura da cabeça e acabou expulso direto pelo árbitro Péricles Bassols, deixando o Londrina com um jogador a menos.
Apesar da superioridade numérica durante todo o segundo tempo, o Bahia teve mais dificuldades do que no período inicial. Ainda assim, chegou ao terceiro em mais uma arrancada de Nino Paraíba, que cruzou para Artur cabecear e fazer o terceiro na reta final.Confira os gols da goleada:
Nos acréscimos, Fernandão marcou em mais uma cabeçada e transformou a vitória em goleada: 4 a 0.
FICHA TÉCNICA
Bahia 4 x 0 Londrina
Copa do Brasil – 4ª fase (1º jogo)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 18/04/2019 (domingo)
Horário: 20h
Árbitro: Péricles Bassols Cortez (PE)
Assistentes: Clovis Amaral da Silva e Ricardo Bezerra Chianca (ambos de PE)
Cartões amarelos: Elton, Flávio (Bahia)
Cartão vermelho: Paulinho Moccelin (Londrina)
Gols: Arthur Caíke, Nino Paraíba, Artur e Fernandão (Bahia)
Bahia: Anderson; Nino Paraíba, Ernando, Lucas Fonseca e Moisés; Elton e Gregore (Flávio); Artur, Ramires e Arthur Caíke (Rogério); Gilberto (Fernandão). Técnico: Roger Machado.
Londrina: Matheus Albino; Raí Ramos, Augusto, Wallace e Neuton (Felipe); Germano, Anderson Leite e Luquinha (Safira); Paulinho Moccelin, Dagoberto (Marcelinho) e Anderson Oliveira. Técnico: Roberto Fonseca.