COB seleciona Guga, Daiane dos Santos e mais dois nomes para Hall da Fama do esporte brasileiro. ENTENDA O FATO.
2 min readPor Carlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br
Em reunião realizada na última terça-feira (28/02), a Comissão Avaliadora do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) escolheu mais quatro personalidades para entrarem no Hall da Fama do esporte brasileiro.
Afrânio Costa (tiro esportivo), Daiane dos Santos (ginástica artística), Edinanci Silva (judô) e Gustavo Kuerten (tênis) se juntarão a outros 35 esportistas homenageados desde que o Hall da Fama foi inaugurado, em 2018.
“É sempre uma satisfação para nós reverenciarmos quem marcou e fez história no esporte olímpico brasileiro. Todos os quatro nomes escolhidos pela Comissão representam um legado de atletas que encheram o país de conquistas, inspiraram uma geração e agora ficarão eternizados na memória do Movimento Olímpico nacional”, disse o presidente do COB, Paulo Wanderley.
Os homenageados serão chamados para uma cerimônia, onde vão eternizar as mãos ou os pés em moldes que ficarão exibidos em uma exposição no Centro de Treinamento do COB. Como Afrânio Costa faleceu em 1979, um familiar vai representar o atirador.
Afrânio Costa ficou marcado por ser o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha nos Jogos Olímpicos. Em 1920, na prova de pistola livre, o esportista ficou com a prata, além de ter sido bronze por equipes.
Edinanci Silva e Daiane dos Santos também fizeram história. A judoca foi a primeira mulher a participar de quatro Olimpíadas (Atlanta 1996, Sidney 2000, Atenas 2004 e Pequim 2008), enquanto a ginasta abriu caminho ao ser a primeira brasileira campeã da modalidade, em 2003.
Já Guga brilhou nas quadras com o tricampeonato de Roland-Garros e foi o primeiro tenista sul-americano a liderar o ranking da ATP, posição que ficou durante 43 semanas. O brasileiro foi convidado para participar do Hall da Gama da Associação de Tenistas Profissionais.