The Strongest 1 x 1 Bahia – Empate valioso para o tricolor baiano na altitude. VEJA OS GOLS, MELHORES MOMENTOS E A FICHA TÉCNICA DO JOGO.
5 min read
Por Carlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br

Voltando a disputar uma partida de Libertadores depois de 38 anos, o Bahia merecia uma sorte melhor na sua estreia, pelo jogo de ida da segunda fase da fase prévia. Mesmo na altitude de La Paz, fez um grande primeiro tempo, jogou com um a mais desde os cinco minutos, mas saiu atrás do placar e teve que buscar o empate por 1 a 1, diante do The Strongest, no estádio Hernando Silles.
O resultado não é de se lamentar pela torcida baiana, que agora, em condições normais, precisa vencer por um placar mínimo na volta, em Salvador, para se classificar à terceira fase. O duelo na Fonte Nova acontece na próxima terça-feira, às 21h30. Em caso de um novo empate, a vaga será decidida nos pênaltis.
O JOGO
Logo no primeiro minuto o Bahia partiu com perigo para o ataque após recuperar a bola. Pulga partiu em velocidade e tocou para Lucho Rodríguez na área, mas o zagueiro e capitão do Strongest, Jusino, colocou para fora. No segundo minuto, Jean Lucas rouba no ataque aos dois minutos e toca para Pulga. O camisa 16 limpa a marcação e abre para Caio Alexandre chutar colocado na trave! O goleiro Banegas ainda desviou e a bola foi para escanteio. Quase um golaço do Bahia no Siles
Após cobrança de escanteio curta, a bola é cruzada na área para Banegas espalmar para frente. No rebote, aos três minutos, Gilberto chuta de bate-pronto e exige mais uma bela defesa do goleiro do The Strongest.
Aos cinco minutos, cartão vermelho para o volante Ursino por falta dura em Gilberto no campo de defesa do Bahia. Inicialmente o árbito havia dado apenas amarelo, mas após revisão do VAR, ele cancelou o cartão amarelo e expulsou o atleta do The Strongest.
Aos oito minutos, Erick Pulga tabela e tenta o cruzamento rasteiro da esquerda para Ademir, mas Banegas se antecipa no lance e defende. O atacante tricolor passou no vazio. Após cobrança de falta no lado esquerdo, o zagueiro Jusino chega livre no meio da área e cabeceia aos 24 minutos, mas a bola foi na direção do goleiro Marcos Felipe, que segurou tranquilamente.
Bahia tenta o ataque aos 25 minutos, a defesa do Strongest afasta e a bola sobra para Caio Alexandre emendar de primeira para o gol, mas a bola subiu demais e foi para fora. Aos 26 minutos, Gabriel Xavier arranja lançamento para Ademir, que enfia em profundidade para Luciano Rodríguez chutar fraco, para defesa tranquila de Banegas.
Aos 29 minutos, Pulga faz uma bela jogada pela esquerda e cruza para Jean Lucas, que finaliza de primeira, mas a bola sai.
O lateral brasileiro Luiz Castro solta um chute forte aos 30 minutos, a bola desvia em Caio Alexandre e quase engana Marcos Felipe, mas sai pela linha de fundo assustando a defesa do Tricolor. O Bahia troca passes pelo centro do campo aos 33 minutos e a jogada chega na entrada da área para a finalização de Lucho. Banegas defende tanto o chute do uruguaio quanto a tentativa de rebote de Everton Ribeiro.
Incrível! Aos 35 minutos, Erick Pulga faz bela jogada pela esquerda e cruza rasteiro. Lucho domina e finaliza, mas Banegas faz uma grande defesa com os pés.
GOL DO THE STRONGEST
Marca Guerrero aos 38 minutos! O atacante recebe em profundidade, nas costas de Gilberto, e finaliza de primeira, na saída de Marcos Felipe, que nada pôde fazer. Após revisão do VAR, o gol é confirmado e o time boliviano inaugura o placar no Hernando Siles.
No minuto 48, Lucho recebe de Pulga e aciona Jean Lucas, que cruza da esquerda. Ademir aparece livre na pequena área, com Banegas fora do lance, mas finaliza mal. No rebote, a defesa afasta o perigo.
SEGUNDO TEMPO
Logo no primeiro minuto, Amoroso avança pelo lado direito do ataque do Tigre e cruza rasteiro para a área, Triverio chega de carrinho chutando, mas a bola vai tranquila para Marcos Felipe defender.
Aos nove minutos, Ramos Mingo faz um ótimo cruzamento para Lucho. Livre na área, o uruguaio tenta um voleio, mas não acerta a bola e o goleiro Banegas defende tranquilamente. No minuto dez, Marcos Felipe faz grande defesa em chute perigoso de Arrascaita dentro da área, após cruzamento da direita de Amoroso.
Juba cobra falta na área aos 16 minutos e, após um bate-rebate, Kanu tenta um voleio. A bola desvia na defesa e sai para escanteio. Aos 20 minutos, depois de um escanteio, o The Strongest marca de cabeça, mas o assistente sinaliza impedimento e o gol é anulado.
Marca Willian José! Na raça! Aos 23 minutos, Lucho corta da esquerda para o meio e toca para Cauly dentro da área. O meia dribla um defensor e finaliza de esquerda, mas Banegas faz a defesa. A bola sobra lentamente em direção ao gol, e Willian José aparece para empurrar para as redes, empatando o jogo em La Paz. The Strongest 1 a 1 Bahia!
Aos 28 minutos, Marcos Felipe defende após cobrança de falta do The Strongest levantada na área. No minuto 29, Lucho finaliza ao gol, mas a bola passa perto. Tiro de meta para o The Strongest.
Lucho arranca aos 97 minutos, limpa a marcação, entra na área e chuta forte para o gol, mas Banegas defende. Na sobra Cauly, segura a bola na defesa.
GOLS E OS MELHORES MOMENTOS:
FICHA TÉCNICA
The Strongest 1×1 Bahia
Copa Libertadores da América
Local: Hernando Siles, em La Paz
Data: 18/02/2025
Horário: 21h30
Árbitro: Guillermo Guerrero (FIFA-EQU)
Assistentes: Christian Lescano e Andres Tola (EQU)
4º árbitro: Robert Cabrera (EQU)
VAR: Franklin Congo (EQU)
Transmissão: Paramount+.
Cartão vermelho: Ursino (The Strongest)
Cartões amarelos: Ademir e Caio Alexandre (Bahia); Jusino (The Strongest)
Gols: Guerrero (The Strongest); Willian José (Bahia).
The Strongest: Rodrigo Banegas, Luis Castro (Leonel López), Pablo Pedraza, Adrián Jusino, Supayabe; Tobías Moriceau, Joel Amoroso, Jaime Arrascaita, Luciano Ursino, Sebastián Guerrero (John García), Enrique Triverio. Técnico: Antônio Carlos Zago.
Bahia: Marcos Felipe; Gilberto (Juba), Gabriel Xavier, Kanu e Ramos Mingo; Caio Alexandre, Jean Lucas (Nestor) e Everton Ribeiro (Cauly); Pulga (Michel Araujo), Ademir (Willian José) e Lucho Rodríguez. Técnico: Rogério Ceni.