Meninas do Brasil estreiam bem no Grand Prix de Vôlei e vencem a China tranquilamente.
2 min readDo Zigzagdoesporte por ESPN.com.br.
Na estreia da seleção brasileira feminina de vôlei no Grand Prix, as meninas comandadas por José Roberto Guimarães venceram a China por 3 sets a 1 e começaram a competição disputada com o pé direito. No ginásio da cidade de Sassari, na Itália, o Brasil fez um duelo equilibrado, mas fez 3 sets a 1 sem grande sofrimento.
Após um amistoso difícil em maio entre as duas seleções, quando o as brasileiras venceram por 3 sets a 2, o jogo desta sexta-feira foi mais tranquilo. Fernanda Garay foi a maior pontuadora do Brasil com 19 pontos. Thaísa, Jaqueline e Fabiana também estavam bem no ataque, todas anotando 15 ou mais.
A maior pontuador da partida, no entanto, foi a chinesa Zhu Ting, com 24 bolas derrubadas na quadra adversária. Hui Ruoqi e Zeng Chunlei também se destacaram com 13 pontos.
Brasil e China estão ao lado de Itália e República Dominicana na chave C do grupo 1 do GP. Na segunda semana de competição, as brasileiras irão enfrentar Rússia, Estados Unidos e Coréia do Sul.
O jogo
As brasileiras começaram bastante desatentas e deixaram a China abrir 5 a 0 logo no início. Explorando bastante Jaqueline pelas pontas, o Brasil tentava encostar. Chegou ao empate, fazendo o 20 a 20, e virou para manter a vantagem e fechar o primeiro set em 25 a 21.
No segundo set o jogo foi mais equilibrado, com as asiáticas mantendo uma vantagem de 3 pontos constante. Novamente, o placar ficou igual nos momentos finais da parcial, em 19 a 19. Desta vez, porém, foram as chinesas que tiveram a frieza para decidir e fechar o set em 25 a 23.
O Brasil começou melhor no terceiro set e conseguiu abrir uma pequena diferença. Com ótima atuação na defesa Thaísa, a seleção conseguiu alguns bons contra-ataques e na reta final deslanchou para fazer 25 a 17.
O quarto e último set seguiu o roteiro dos outros: jogo equilibrado até a reta final. Novamente, a seleção de José Roberto Guimarães mostrou confiança para forçar mais nos saques, deixar as chinesas para trás e encerrar o duelo em 25 a 16 com um ponto de Jaqueline.