Rosberg tem problema, Massa ‘flerta’ com vitória e Hamilton é bicampeão de Fórmula 1; confira os detalhes da última pro da temporada.
2 min readDo Zigzagdoesporte.com.br por ESPN.com.br.
A matemática para Lewis Hamilton era simples. Só chegar em segundo mesmo que Nico Rosberg vencesse a prova em Abu Dhabi, com pontuação dobrada, a última do calendário da Fórmula 1. Mas para o piloto inglês foi mais fácil que isso. Sem a mesma emoção da última curva em 2008, Hamilton contou com problemas na Mercedes de Rosberg e conquistou neste domingo o título mundial de F-1 de 2014, o segundo de sua carreira.
O piloto inglês contou com uma largada ruim de Rosberg e assumiu a ponta já na primeira curva. Dali em diante, Hamilton conteve Rosberg, que teve problemas no rendimento de sua Mercedes no meio da prova e sequer pontuou.
Quem mais atrapalhou Lewis Hamilton pela vitória foi Felipe Massa. O brasileiro aproveitou o rendimento ruim da Mercedes na prova, ultrapassou o inglês e ficou quase 20 voltas liderando.
Quando restavam 11 voltas para o fim da prova, Felipe Massa foi obrigado a ir aos boxes de novo para trocar de pneus, e Lewis Hamilton novamente assumiu a ponta, conduzindo sua Mercedes até o fim da prova na primeira colocação apesar da pressão do brasileiro, que tirou quase um segundo por volta e baixou a diferença para pouco mais de 2s.
Curiosamente, a última vitória do brasileiro na Fórmula 1 segue sendo no Grande Prêmio do Brasil de 2008, quando perdeu o título daquele ano na última curva justamente para Hamilton.
“Campeão do mundo! Ah, meu Deus, não acredito. Muito obrigado, pessoal”, disse Hamilton, empolgado, no rádio após a prova. O piloto foi parabenizado também pelo Príncipe Harry.
O segundo lugar nos Emirados Árabes representa o melhor resultado de Massa em 2014. Quem completou o pódio foi companheiro do brasileiro na Williams, Valtteri Bottas.
Daniel Ricciardo foi o quarto, Jenson Button foi o quinto, Nico Hulkenberg chegou em sexto, Sergio Pérez, em sétimo.
Se despedindo da Red Bull, o tetracampeão Sebastian Vettel chegou na oitava colocação. Já Fernando Alonso, que também disse adeus à Ferrari, foi o nono.
Com o título deste domingo, Lewis Hamilton se iguala a Graham Hill como piloto inglês com mais títulos na história da Fórmula 1. Ambos têm dois. Já Rosberg não conseguiu repetir o feito do pai, Keke, em 1982 e terá que adiar o sonho do Mundial.