Primeiro negro a fazer gol pelo Athletic Bilbao em 117 anos deve renovar até 2017. Entenda o fato.
2 min read.
Espanhol de ascendência africana, com o pai liberiano e a mãe ganesa, o jovem Iñaki Williams entrou para a história em fevereiro passado ao se tornar o primeiro negro a marcar um gol pelo Athletic Bilbao em 117 anos de história do clube espanhol. A quebra do tabu, que vem como consequência do alto rendimento que apresenta desde as divisões de base, deixou o jovem de 21 anos bem próximo de renovar seu contrato até 2017.
Apesar de ter pais que deixaram a África rumo à Europa como refugiados, Iñaki nasceu em território basco e, por isso, pode defender a camisa do Bilbao, clube cuja política é restrita em relação à presença de jogadores estrangeiros. Destaque desde as categorias de base, quando marcou 35 gols em um campeonato juvenil, o atacante – que estreou como profissional em 2012 – pode ver sua cláusula contratual passar de 6 milhões de euros (cerca de R$ 20 milhões) para 20 milhões de euros (cerca de R$ 66 milhões) se revalidar o vínculo.
Antes de despontar no Bilbao a ponto de motivar uma renovação, o jovem passou por dificuldades até se firmar como atleta. Começou a carreira no Clube Natação e de lá integrou a equipe do Osasuna, que tinha convênio com o clube. Porém, aos 10 anos, trocou o Osasuna pelo Pamplona, clube coirmão do Bilbao, e a partir daí, começou a se destacar nas categorias inferiores do clube basco.
Atualmente, prestes a prolongar o acordo por mais dois anos, Iñaki Williams vive a expectativa de disputar sua primeira final como profissional do Athletic Bilbao. Ainda sem local definido, a decisão da Copa do Rei da Espanha, entre Barcelona e Athletic, acontecerá dia 30 de maio de 2015.