Medina elimina Slater na repescagem e encara Mineirinho nas quartas de final; confira.
2 min readDo Zigzagdoesporte.com.br por ESPN.com.br com Gazeta Press.
Gabriel Medina superou o ídolo Kelly Slater por 13.00 a 12.53 pontos na repescagem da quarta rodada da etapa de Bells Beach, na Austrália, a segunda do Circuito Mundial de Surfe (WCT). Assim, o brasileiro eliminou o 11 vezes campeão do mundo e foi às quartas de final para encarar o conterrâneo Adriano Souza, o Mineirinho.
Medina foi à repescagem após ter disputado uma dura bateria contra os australianos Owen Wright e Joel Parkinson no domingo. O paulista de Maresias se deu mal por conta das más condições do mar e não conseguiu pegar boas ondas, registrando apenas 11.96 pontos.
Já nesta segunda-feira, a história foi outra, apesar de um susto nos últimos segundos da bateria. Na última onda da disputa, Medina tinha a preferência, mas abriu mão e deu a opção a Slater, que precisava de uma nota de 6,51. O norte-americano até conseguiu boas sequência de manobras, mas anotou apenas 5,93, sendo derrotado na repescagem.
Além de Medina e Mineirinho, o Brasil tem outro representante já garantido nas quartas de final em Bells Beach. Filipe Toledo, de 19 anos e que vem brilhando neste ano, espera o vencedor entre o francês Jeremy Flores e o norte-americano Nat Young.
Jadson André, por sua vez, perdeu para o australiano Mick Fanning por 12,27 a 11,60 pontos e deu adeus à competição.
A disputa
O confronto mais esperado do dia em Bells Beach começou com pouca inspiração dos dois surfistas. Quando conseguiu pegar uma sequência de ondas, o norte-americano assumiu a dianteira no marcador utilizando-se de sua experiência, e faltando 14 minutos para o fim da bateria vencia por 12,53 a 10,66.
Após iniciar sua performance no duelo com duas ondas medianas, com notas 5,83 e 4,83, o brasileiro não conseguiu receber mais que um 2,70 nas quatro seguintes e viu o norte-americano, que também não apresentava desempenho brilhante, se desgarrar na bateria.
Medina, no entanto, emplacou boa onda em sua sétima tentativa e tirou 7,17. A lenda viva estadunidense ainda teve chance de reverter o placar em sua última empreitada, mas precisava de 6,51 e obteve 5,93.
Brasileira é eliminada
Entre as mulheres, Silvana Lima não conseguiu eliminar a norte-americana Lakey Peterson e caiu na quarta rodada da segunda etapa do Circuito Mundial. A brasileira foi derrotada, também nesta terça-feira, por 16.13 a 13.23 pontos pela oponente, que enfrenta a australiana Sally Fitzgibbons nas quartas de final.