20/07/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Hamilton larga na pole pela primeira vez no GP do Bahrein; Massa é 6º; confira como foi o Q1,Q2,Q3 e o Grid de largada.

4 min read

Do Zigzagdoesporte.com.br por UOL, em São Paulo.

  • Mark Thompson/Getty Images

    Hamilton fez sua primeira pole no circuito do Bahrein

    Hamilton fez sua primeira pole no circuito do Bahrein

Pela primeira vez na carreira, Lewis Hamilton vai largar na frente no GP do Bahrein. O inglês marcou sua 42ª pole position e sairá da primeira fila pela 12ª vez seguida depois de comandar o treino classificatório da quarta etapa da temporada da Fórmula 1. No circuito de Sakhir, contudo, ele não vai ter o companheiro de Mercedes, Nico Rosberg, a seu lado, e sim Sebastian Vettel, da Ferrari. Rosberg teve de se contentar com o terceiro lugar, com Kimi Raikkonen em quarto.

A Williams fechou a terceira fila, com Valtteri Bottas superando Felipe Massa e largando em quinto, com o brasileiro em sexto. Eliminado por menos de um décimo na segunda parte da classificação, Felipe Nasr, da Sauber, vai largar em 12º, em sessão que ficou marcada pela primeira vez que Fernando Alonso conseguiu colocar a McLaren no Q2. O espanhol larga em 14º.

Q1
O treino não começou bem para Kimi Raikkonen, que fritou seu primeiro jogo de pneus médios e teve de voltar para os boxes, sentindo fortes vibrações no volante como consequência do erro. Mas o finlandês pelo menos poderia voltar à pista, ao contrário de Jenson Button, que estacionou sua McLaren logo depois de sair dos pits. O inglês, que tivera problemas nas duas primeiras sessões de treinos livres, vai largar em último.

Seu companheiro, Fernando Alonso, foi um dos poucos pilotos que já foi à pista diretamente com os pneus macios, a exemplo das Manor, Force India e Felipe Nasr.
Mesmo com os pneus médios, Rosberg fez o melhor tempo. Ainda assim, isso não impediu que o alemão e seu companheiro de Mercedes voltassem à pit com os pneus macios para evitar qualquer ameaça de não passar para o Q2, mesma estratégia adotada pela dupla da Ferrari e da Williams.

Com os pneus macios, Hamilton fez o primeiro tempo, à frente de Bottas, Rosberg e Massa. As Williams superaram as Ferrari por menos de um décimo, com todos os tempos bastante próximos. Como cronômetro zerado, Nasr colocou a Sauber em oitavo e foi superado por Alonso, que conseguiu colocar a McLaren no Q2 pela primeira vez no ano.

Com isso, foram eliminados os dois pilotos de Manor, juntos de Button, sem tempo, Daniil Kvyat, da Red Bull, que perdeu grande parte do último treino livre antes da classificação, e Pastor Maldonado, da Lotus, que teve problemas no motor.

Q2
A segunda parte da classificação começou com todos na pista com os pneus macios. E Hamilton começou a mostrar suas garras: oito décimos mais rápido que Rosberg. E, novamente, as Williams se colocaram entre as Mercedes, agora com Massa à frente. Os pilotos da Ferrari demoraram para marcar tempo e Raikkonen se colocou em segundo, duas posições à frente de Vettel.

Com 2min30, Alonso foi para a pista para sua única tentativa de colocar a McLaren no Q3, ao mesmo tempo em que saíam os pilotos da Sauber. Felipe Nasr conseguiu se colocou em nono, mas começou a correr perigo quando Nico Hulkenberg se colocou em nono. E o brasileiro ficou de fora do top 10 quando Sergio Perez roubou o seu lugar e Carlos Sainz colocou a Toro Rosso em décimo.

Assim, Nasr foi eliminado por 96 milésimos e vai largar em 12º, ao lado de Sergio Perez, da Force India. Alonso, por sua vez, conseguiu colocar a McLaren na sétima fila, em 14º, uma posição atrás do companheiro de Nasr, Marcus Ericsson. A 15ª colocação ficou com Max Verstappen, da Toro Rosso, que reclamou de perda de potência ao longo do treino.

Q3
Nas primeiras tentativas da decisão da pole, Ricciardo surpreendeu e fez a segunda marca, a três décimos de Hamilton, que disse via rádio para a equipe que não tinha gostado de sua volta. Rosberg ficou em terceiro, à frente de Bottas, Vettel, Raikkonen e Massa.

Mas foi na última saída à pista que todos usaram suas melhores configurações. Vettel conseguiu fazer a pole provisória, mas Hamilton superou o alemão para fazer a quarta pole consecutiva da temporada. O alemão da Ferrari larga em segundo, com a expectativa de ter um ritmo de corrida melhor que as Mercedes. Nico Rosberg ficou em terceiro, com Kimi Raikkonen em quarto, seguido por Valtteri Bottas, Felipe Massa, Daniel Ricciardo, Nico Hulkenberg, Carlos Sainz e Romain Grosjean completando o top 10.

A quarta etapa do campeonato tem largada ao meio-dia pelo horário brasileiro e contará com transmissão pelo Placar UOL Esporte.

Lewis Hamilton lidera o campeonato, com 68 pontos, contra 55 de Sebastian Vettel e 51 de Nico Rosberg. Entre os brasileiros, Felipe Massa é o quarto, com 30 pontos e Felipe Nasr é o sétimo, com 14.

Treino classificatório do GP do Bahrein
1º Lewis Hamilton ING/Mercedes) 1’32.571
2º Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) 1’32.982
3º Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 1’33.129
4º Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) 1’33.227
5º Valtteri Bottas (FIN/Williams/Mercedes) 1’33.381
6º Felipe Massa (BRA/Williams/Mercedes) 1’33.744
7º Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull/Renault) 1’33.832
8º Nico Hulkenberg (ALE/Force India/Mercedes) 1’34.450
9º Carlos Sainz (ESP/Toro Rosso/Renault) 1’34.462
10º Romain Grosjean (FRA/Lotus/Mercedes) 1’34.484
Q2
11º Sergio Perez (MEX/Force India/Mercedes) 1’34.704
12º Felipe Nasr (BRA/Sauber/Ferrari) 1’34.737
13º Marcus Ericsson (SUE/Sauber/Ferrari) 1’35.034
14º Fernando Alonso (ESP/McLaren/Honda) 1’35.039
15º Max Verstappen (HOL/Toro Rosso/Renault) 1’35.103
Q1
16º Pastor Maldonado (VEN/Lotus/Mercedes) 1’35.677
17º Daniil Kvyat (RUS/Red Bull/Renault) 1’35.800
18º Will Stevens (ING/Marussia/Ferrari) 1’38.713
19º Roberto Merhi (ESP/Marussia/Ferrari) 1’39.722
20º Jenson Button (ING/McLaren/Honda) sem tempo

 

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.