21/09/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Hamilton tem meio caminho andado para vencer: o que esperar do GP de Mônaco; confira.

3 min read

Julianne Cerasoli Do UOL, em Monte Carlo (MON).

  • Reuters / Stefano Rellandini

    Hamilton comemorou sua primeira pole em MônacoHamilton comemorou sua primeira pole em Mônaco

Era um tabu que incomodava: após oito oportunidades, Lewis Hamilton nunca havia conseguido uma pole position justamente no circuito em que sua grande referência na Fórmula 1, Ayrton Senna, conquistou cinco vezes o primeiro lugar em dez tentativas. A espera acabou com uma classificação impecável do atual líder do campeonato – e que o deixa muito próximo da quarta vitória no ano na prova que terá largada às 9h pelo horário de Brasília.

“Definitivamente acho que foi um dia importante para mim porque, desde 2007 [ano de sua estreia], meus GPs de Mônaco não vinham sendo ótimos. Às vezes eu tinha o carro – em uma ou duas temporadas – mas mesmo assim as coisas precisam funcionar para você. Em outras oportunidades eu não estava com um carro bom. Então ainda tem muita coisa pela frente para chegar sequer perto do que o Ayrton conseguiu. Talvez seja o primeiro passo em termos de Mônaco.” No Principado, o tricampeão brasileiro é o recordista de vitórias, com seis. Agora, Hamilton vai atrás de sua segunda vitória, depois de ter triunfado em uma prova caótica em 2008.

Hamilton terá a seu lado um concorrente duro: Nico Rosberg venceu o GP de Mônaco nas últimas duas oportunidades, ainda que admita não ter tido uma boa classificação. “Aqui é preciso entrar em um bom ritmo e até estava bem no começo da classificação, mas depois me perdi um pouco”. O alemão cometeu alguns erros durante a tomada de tempos, mas o plano do vice-líder do mundial, com 20 pontos de desvantagem, é “manter a pressão o tempo todo. É o que eu posso fazer.”

Logo atrás da dupla da Mercedes no grid, o ferrarista Sebastian Vettel também se coloca na luta pela vitória. “Ninguém marcou nenhum ponto até agora, mas ainda temos 78 voltas pela frente. Largo da parte de dentro, o que me dá uma chance. Na parte da estratégia, deve ser uma corrida muito simples. Sei que, estatisticamente, não é uma das corridas mais interessantes e geralmente é muito difícil de ultrapassar, mas vou tomar 2008 como exemplo e esperar que possa ser uma corrida movimentada. Mesmo se não chover ou algo do tipo, o carro está bom nas simulações de corrida e acredito que podemos pressioná-los.”

Porém, se Rosberg ou Vettel quiserem evitar que Hamilton vença e amplie sua vantagem na tabela do campeonato, tudo indica que vão ter que resolver isso na pista. Em termos de estratégia, os pilotos brasileiros afirmaram que não há muito o que fazer: “Vai ser uma parada para todos. O que dá para variar são os compostos”, disse Felipe Massa. A expectativa é que os pilotos larguem com pneus supermacios, que devem durar até a metade da prova. “Com o macio, daria para fazer a corrida inteira”, afirmou o companheiro de Massa, Valtteri Bottas. Depois do aguaceiro que caiu em Mônaco na quinta-feira, a expectativa de chuva também é pequena.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.