16/12/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Finalista da Liga Europa, Dnipro quer alegrar povo ucraniano. entenda o fato.

3 min read

Do Zigzagdoesporte.com.br por Carlos Muniz Fiúza com Agência AFP.

Dnipro pretende conquista a Europe League para alegra o povo Ucraniano.
Dnipro pretende conquista a Europe League para alegra o povo Ucraniano.

Kiev, 26 Mai 2015 (AFP) – Jogando a centenas de quilômetros de seu estádio, que precisou abandonar em função do conflito armado que assola o leste do país, o Dnipro Dnipropetrovsk, finalista da Liga Europa, é um dos poucos motivos de orgulho na Ucrânia.

A equipe teve que mandar seus jogos europeus em Kiev, por causa da guerra civil entre rebeldes pró-russos e as forças governamentais que já deixou milhares de mortos.

Mas esta equipe, que sempre viveu na sombra dos gigantes do país (Dínamo de Kiev e Shakhtar Donetsk), conseguiu deixar de lado os problemas extra-campo para se classificar pela primeira vez a uma final continental.

“Estamos jogando por toda a Ucrânia”, declarou um exultante técnico Myron Markevich, depois de chegar à final derrotando nas semifinais o Napoli.

“Gostaria de dedicar este triunfo a todos aqueles que estão sofrendo com o conflito no leste da Ucrânia”, continuou.

O Dnipro, que nunca havia superado às quartas de final em nenhuma competição europeia, surpreendeu a todos ao alcançar a final, na qual enfrentará o Sevilla, atual campeão, nesta quarta-feira em Varsóvia, na Polônia.

O ucraniano Markevich, que substituiu no início da temporada o espanhol Juande Ramos, ex-técnico do Sevilla (2005-2007), lamentou o fato de não poder contar com o apoio total de sua torcida, principalmente na fase preliminar da Liga dos Campeões, na qual o Dnipro foi eliminado pelo Copenhague.

Apesar de um início titubeante na Liga Europa (um ponto nas três primeiras partidas na fase de grupos), o Dnipro acabou em segundo no Grupo F, com rivais de renome como Inter de Milão e Saint-Etienne.

A parada invernal foi providencial para o Dnipro, que se preparou melhor para o restante da temporada e conseguiu eliminar sucessivamente o Olympiacos grego, o Ajax holandês e o Brugge belga, antes de passar pelo Napoli nas semifinais.

Um dos destaques da equipe é o atacante Yevhen Seleznyov, autor dos dois gols nas eliminatórias contra os italianos (2-1 no placar agregado).

Em Varsóvia, o Dnipro terá a chance de conquistar o primeiro torneio do clube desde 1989, quando venceu a Copa Soviética.

– Azarão -“Significaria muito. A vitória nos daria um grande prestigio”, explicou Seleznyov, que já conquistou a Liga Europa com o Shakhtar, em 2009.

“Ninguém acreditava na gente. É uma grande surpresa para todo mundo termos chegado tão longe”, completou.

“Todos sabemos muito bem para quem jogamos. Temos torcedores fabulosos e Dnepropetrovsk é uma cidade louca por futebol. Todos temos um grande espírito de equipe, que acredito ser a principal razão para nosso sucesso”, analisou.

Markevich admite que o Sevilla é o grande favorito ao título, mas acredita no desejo dos jogadores de fazer história e aproveitar essa oportunidade de jogar uma final europeia.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.