Preciso nas bolas de três, Golden State Warriors controla Cleveland Cavaliers e empata a final.
4 min read
Do Zigzagdoesporte.com.br por ESPN.com.br.

Se no terceiro jogo da decisão da NBA, o Cleveland Cavaliers dominou o Golden State Warriors durante boa parte da partida – até o último quarto -, nesta quinta-feira o embate entre as franquias teve outro enredo. Com uma atuação segura e eficiente, os Warriors controlaram os Cavaliers e conquistaram um grande triunfo por 103 a 82, mesmo atuando na Quicken Loans Arena.
Assim, a empolgante série final da NBA está agora empatada em 2 a 2. Cada equipe conseguiu uma vitória diante de sua torcida e outra na casa do adversário. O próximo duelo entre os finalistas está marcado para domingo, na casa do Golden State Warriors. A partida terá cobertura total dos canaisESPN. O sexto confronto está agendado para terça-feira, na Quicken Loans Arena.
O Cleveland Cavaliers sentiu o desgaste físico nesta quinta-feira. A equipe até começou o jogo a todo o vapor, abrindo 7 a 0. No entanto, o ímpeto inicial foi logo contido pelo Golden State Warriors. Tanto que os visitantes triunfaram no primeiro quarto por 31 a 24.
O Golden State continuou melhor no segundo período. O quarto até foi equilibrado, mas os Warriors conseguiram cravar 23 a 18, levando boa vantagem para o intervalo. Ainda no segundo período, LeBron James chegou a sofrer uma falta dura de Bogut, bateu a cabeça na câmera e cortou o local.
No terceiro quarto, o Cleveland Cavaliers lutou contra o cansaço e esboçou uma reação. O time foi no embalo da torcida e encurralou o Golden State Warriors em alguns momentos. Desse modo, os anfitriões venceram a parcial por 28 a 22.
Mas a noite era mesmo dos Warriors. Com aproveitamento bem melhor do que o adversário nas bolas de três, o Golden State foi muito superior no último período, anotou 27 a 12 no quarto e confirmou a vitória sem sustos, empatando a decisão. Os Warriors acertaram 12 bolas de três no jogo, contra apenas 4 dos Cavaliers.
Pelos lados do Golden State, destaque, claro, para Stephen Curry, que terminou o jogo com 22 pontos, 2 rebotes, 6 assistências e 1 roubada de bola. Andre Iguodala também foi bem, com 22 pontos, 8 rebotes e 1 roubada de bola. Já Draymond Green contribuiu com mais 17 pontos. O brasileiro Leandro Barbosa atuou por quase 7 minutos, anotando 2 pontos e dando uma assistência.
O cestinha da partida, entretanto, foi Timofey Mozgov, dos Cavs, com 28 pontos. Ele ainda pegou dez rebotes e deu uma assistência. LeBron James, grande destaque do terceiro jogo, teve atuação mais discreta para seus padrões, e saiu de quadra com 20 pontos, 12 rebotes e oito assistências.
O jogo
O Cleveland começou em vantagem, com três arremessos certeiros seguidos de Thompson, Mozgov e Shumpert (de três), enquanto os adversários eram imprecisos. A partir do primeiro chute bom do MVP Stephen Curry para três, no entanto, os visitantes cresceram e equilibraram a partida. Com boas participações de Andre Iguodala, os Warriors arrancaram, assumiram a frente e fecharam a parcial com 31 a 24 no placar.

No segundo quarto, ao invés do protagonismo de Curry, apareceu outra importante característica que levou o Golden State à final da NBA: o jogo coletivo. Sólida na defesa, a equipe dava muito trabalho aos donos da casa nos contra-ataques em velocidade e, com bela atuação conjunta de Klay Thompson e Draymond Green, ampliou sua vantagem para doze pontos, levando 54 a 42 para o intervalo.
Se recuperando aos poucos do ferimento na cabeça sofrido na parcial anterior e sofrendo forte marcação, LeBron James cedia o protagonismo dos Cavs a Timofey Mozgov, cestinha da partida até a metade do terceiro quarto, com 17 pontos. Mais sólido na marcação, Cleveland ganhou confiança para correr atrás do placar.
Aproveitando dois turnovers seguidos – ambos aproveitados por King James – a pouco mais de cinco minutos do encerramento da parcial, os Cavaliers embalaram na partida e reduziram a desvantagem para seis pontos (76 a 70).
Dando sinais claros de cansaço, LeBron James começou o último quarto no banco. Com o principal jogador adversário fora da quadra, os Warriors contaram novamente com a precisão de Iguodala nos chutes de três para se recolocarem em vantagem confortável no placar.
Como o duelo estava decidido, com 100 a 79 para os visitantes no placar a pouco mais de um minuto do fim, ambas as equipes colocaram reservas em quadra, já poupando seus principais atletas para o quinto duelo.
