Brasil vai ao pódio no Mundial de maratona aquática e garante mais duas vagas olímpicas.
2 min readDo Zigzagdoesporte.com.br por ESPN.com.br.
O Brasil ganhou sua primeira medalha no Mundial de Esportes Aquáticos, que está sendo disputado em Kazan, na Rússia. Ana Marcela Cunha chegou em terceiro lugar na maratona aquática feminina de 10km com um tempo de 1:58:26.5, subiu ao pódio para ficar com o bronze e, de quebra, ainda garantiu um lugar na Olimpíada do ano que vem, que será disputada no Rio de Janeiro.
Ana Marcela foi superada apenas pela francesa Aurelie Muller, grande surpresa da prova, e pela holandesa Sharon van Rouwendall, que ficaram, respectivamente, com o ouro e com a prata.
“Eu estive no pódio em todas as últimas onze provas internacionais de 10 km. Oito etapas da Copa do Mundo em 2014, mais as duas etapas deste ano e a prova de hoje. Em 2011, ouvi comentários que diziam que eu estava toda hora no pódio das Copas do Mundo, mas fiquei fora da Olimpíada. É um alívio muito grande. A meta agora é brigar por uma medalha também nos Jogos Olímpicos em casa”, desabafou.
A outra brasileira em ação, Poliana Okimoto, também conseguiu garantir vaga olímpica ao chegar no sexto lugar, com 1:58:28.8. Os dez primeiros da prova conseguiam a classificação.
Apesar do ótimo resultado, as duas brasileiras acabaram piorando o desempenho em relação ao último Mundial. Em 2013, em Barcelona, Poliana havia ficado com o ouro e Ana Marcela com a prata nos 10km da maratona.
Na segunda, na prova masculina, Allan do Carmo chegou em nono e garantiu vaga na Olimpíada entre os homens.