Cormier vence batalha épica e apertada contra Gustafsson e segue campeão do UFC; confira os rsultados no card preliminar e principal.
4 min readDo Zigzagdoesporte.com.br por ESPN.com.br.
Não tem jeito: quando Alexander Gustafsson está disputando um cinturão, a luta se transforma em uma verdadeira guerra. O problema para o sueco é que ele mais uma vez acabou se dando mal. Em uma luta muito disputada, Daniel Cormier conseguiu controlar melhor as ações, superou um knock down que sofreu e manteve o cinturão dos meio-pesados na decisão dividida dos jurados (47-48, 48-47 e 49-46).
O combate foi disputadíssimo. Daniel Cormier deixou de lado as expectativas de usar seu potente wrestling para não correr riscos diante da perigosa trocação de Gustafsson. E quase pagou caro por isso, ao ser derrubado já no final do terceiro round por um golpe certeiro do sueco.
No geral, porém, Cormier dominou as ações em pé, com destaque para um invejável clinch. “Queria comprovar que não tenho só um jogo. Queria ficar de pé, trocando com um dos melhores do mundo. (O clinch) Foi muito eficiente. Toda vez que eu o acertava, ele parava de se movimentar. Quando vocês faz um trocador querer trocar wrestling com você é porque está fazendo um bom trabalho”, disse o campeão ao final da luta.
“Gustafsson, obrigado. Você me faz um lutador melhor hoje. Fico te devendo essa. Eu falo muito, mas é o que eu tenho que fazer. Eu já esperava por isso, foi uma honra dividir esse octógono com ele”, completou, deixando as provocações pré-luta de lado.
E o próximo desafiante ao título tem tudo para ser Ryan Bader. Antes desacreditado, o norte-americano vive agora o melhor momento da divisão. Prova disso foi o atropelo da noite deste sábado, no mesmo UFC 192. Bader não deu chance alguma e bateu Rashad Evans em uma incontestável decisão unânime dos jurados (triplo 30-27).
Foi nada menos que a quinta vitória consecutiva de Bader na divisão. Campeão da oitava temporada do reality show The Ultimate Fighter, ele tem agora um cartel de 20 triunfos e quatro derrotas.
E Bader tem mais que ‘só’ o cartel a seu favor. Ele é desafeto declarado de Daniel Cormier. Em maio, os dois quase brigaram em meio a uma entrevista coletiva, justamente no dia em que Cormier se tornou campeão da categoria.
O único que parece poder atrapalhar os planos de Bader é Jon Jones. O ex-campeão da categoria foi condenado nesta última semana a uma pena de 18 meses de liberdade condicional e já viu o UFC divulgar que se reuniria com os advogados para analisar a situação. Se liberado, deve voltar já para a disputa do título. Vale lembrar que ‘Bones’ nunca perdeu o cinturão dentro do octógono – teve o título cassado por conta dos problemas com a Justiça (causou um acidente automobilístico e fugiu sem prestar socorro, deixando uma grávida com braço quebrado para trás).
Veja todos os resultados do UFC 192:
CARD PRINCIPAL
Daniel Cormier (EUA) venceu Alexander Gustafsson (SUE) na decisão dividida dos jurados (47-48, 48-47 e 49-46)
Ryan Bader (EUA) venceu Rashad Evans (EUA) na decisão unânime dos jurados (30-27, 30-27, 30-27)
Ruslan Magomedov (RUS) venceu Shawn Jordan (EUA) na decisão unânime dos jurados (30-27, 29-28, 30-27)
Joseph Benavidez (EUA) venceu Ali Bagautinov (RUS) na decisão unânime dos jurados (30-27, 29-28, 30-27)
Julianna Peña (EUA) venceu Jessica Eye (EUA) na decisão unânime dos jurados (29-27, 29-27, 29-27)
CARD PRELIMINAR
Yair Rodriguez (MEX) venceu Daniel Hooker (NZL) na decisão unânime dos jurados (30-27, 30-27 e 30-26) – penas
Albert Tumenov (RUS) nocauteou Alan Jouban (EUA) aos 2’55 do 1º round – meio-médios
Adriano Martins (BRA) nocauteou Islam Makhachev (RUS) a 1’46 do 1º round – leves
Rose Namajunas (EUA) finalizou Angela Hill (EUA) aos 2’47 do 1º round – palhas feminino
Sage Northcutt (EUA) nocauteou Francisco Trevino (MEX) a 0’57 do 1º round – peso combinado (Trevino não bateu o peso)
Sergio Pettis (EUA) venceu Chris Cariaso (EUA) na decisão unânime dos jurados (29-27, 29-27 e 29-28) – moscas
Derrick Lewis (EUA) nocauteou Viktor Pesta (RTC) a 1’15 do 3º round – pesados