16/12/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Se Mundial é um sucesso, jogo oficial da Copa do Mundo fracassou; veja como é o rugby nos vídeo games.

3 min read

Do Zigzagdoesporte.com.br por ESPN.com.br.

GETTY IMAGES

Jogadores dos Wallabies, Elton Flatley e Michael Foley experimentam o jogo Rugby 2001, da EA Sports
Ex-Wallabies, Elton Flatley e Michael Foley experimentam o jogo “Rugby” da EA Sports, em 2001.

Não há como negar que a Copa do Mundo de rugby é um sucesso. O terceiro maior evento esportivo do mundo – atrás apenas do Mundial de futebol e das Olimpíadas – tem números impressionantes de renda, arrecadação, audiência… enfim, em quase todos os aspectos. Mas há um ponto no qual o esporte deixa a desejar: nos video games.

Diferentemente do futebol, que tem uma inundação de novos jogos todos os anos nas mais diversas plataformas, o rugby não é bem assim. Até hoje, não chegamos a 20 jogos de rugby union. Somente as Copas de 2011 e agora 2015 tiveram uma versão virtual. E, se o game de quatro anos trás foi considerado medíocre, o atual está abaixo da crítica.

Mas a história do esporte nos consoles começou muito antes, ainda no milênio passado.

INTERNATIONAL RUGBY CHALLENGE

Em 1993 o Commodore Amiga recebeu o primeiro game de rugby de que se tem notícia. Publicado e desenvolvido pela Domark – empresa responsável pelos primeiros Championship Managers -, ele fez história não só por ser pioneiro, mas também por ser absurdamente ruim. Uma rápida busca na internet confirmará os diversos erros básicos de inglês, jogabilidade, travadas e bugs. Uma revista britânica da época, chamada UK Maganize, especializada no Amiga, contemplou o game com uma nota 2 em 100.

Mas aqui no Brasil os fãs provavelmente tiveram mais sorte. Muito mais popular em solo tupiniquim do que o console da Commodore, o Mega Drive recebeu uma versão infinitamente melhor do International Rugby Challenge. Também britânica, a revista Mega deu nota 8 para o port de gráficos superiores e com as falhas corrigidas.

JONAH LOMU RUGBY

O ex-All Black Jonah Lomu é considerado por muitos a maior lenda do rugby, o grande jogador de todos os tempos. E sob sua chancela, em 1997, saiu um dos poucos games sobre o esporte que podem ser considerados verdadeiramente bons.

A Codemasters desenvolveu as versões para PC, Sega Saturn e Playstation, mas somente a última obteve sucesso entre críticos e fãs. IGN, GameSpot e MobyGames trazem boas reviews da da primeira experiência do rugby no universo 3D.

Em 2001, a Eletronic Arts voltou a se arriscar no rugby e deu início a uma série de games que durou até 2008. Nenhum deles, porém, fez jus às expectativas dos fãs, ou aos trabalhos que a EA fazia, por exemplo, no Fifa e no Madden.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.