Francês anuncia candidatura e é o quarto confirmado na corrida para suceder Blatter. Veja.
2 min read
Do Zigzagdoesporte.com.br por ESPN.com.br.

Ex-secretário-geral da Fifa, o francês Jerome Champagne confirmou, na manhã desta sexta-feira, que será candidato à presidência da entidade máxima do futebol. Ele já o quarto a apresentar a intenção de suceder o suíço Joseph Blatter, que anunciou sua renúncia em meio ao escândalo de corrupção.
“Apresentei minha candidatura e tenho o apoio de cinco associações filiadas”, disse à agência de notícias AFP Champagne, de 57 anos, que atuou na diplomacia francesa entre 1983 e 1998 e na Fifa de 1999 a 2010, tendo participado do Comitê Organizador Local da Copa de 98 em seu país.
Champagne é o quarto candidato confirmado para as eleições marcadas para o próximo dia 26 de fevereiro, se juntando ao presidente da Uefa Michel Platini, o príncipe jordaniano Ali bin al Hussein, e o ex-capitão de Trinidad e Tobago David Nakhid. O prazo para candidaturas se encerra segunda-feira.
O francês entrou na Fifa por intermédio de Blatter, quando o suíço foi eleito pela primeira vez para presidir a entidade. Sua primeira função foi de conselheiro internacional. Champagne também é próximo de Michel Platini, seu rival no pleito, a quem ajudou a ser eleito mandatário da Uefa.
“Acima de tudo, precisamos salvar o papel da Fifa de comando e redistribuição, que está a perigo em um momento em que isso é mais necessário. Também devemos recuperar a credibilidade da Fifa, e prepará-la para os desafios de um mundo em constante evolução”, escreveu Champagne, em carta.