Giro pelos regionais no Brasil.
9 min readDo Zigzagdoesporte.com.br por Carlos Fiúza com espn.com.br.
Nenê faz gol e perde pênalti, Vasco empata com Volta Redonda e deixa liderança.
O Vasco tropeçou em um adversário direto e com isso não garantiu a vaga nas semifinais do Campeonato Carioca. A equipe empatou com o Volta Redonda por 1 a 1 em partida disputada no estádio de São Januário, pela quinta rodada da Taça Guanabara, neste domingo.
Nenê abriu o placar, mas perdeu uma penalidade no segundo tempo. Foi a primeira vez que o jogador desperdiçou um pênalti com a camisa vascaína. O resultado fez o time chegar aos 11 pontos e perder a liderança para o Fluminense, que tem a mesma pontuação, mas tem maior saldo de gols (6 a 4).
Já o time comandado por Felipe Surian permanece na quarta posição com 7 pontos, um acima de Bangu (5º) e Flamengo (6º).
Mesmo atuando fora de casa, os visitantes começaram melhores no duelo. Vinícius Pacheco fez linda jogada e tocou na saída de Martín Silva, mas a bola bateu na trave. No rebote, ele chutou, mas o zagueiro Rodrigo salvou em cima da linha.
Vendo sua equipe mal, técnico Jorginho trocou Bruno Gallo por Yago Pikachu logo aos 32 minutos de jogo. A mudança melhorou a equipe que passou a ter mais criatividade.
A contagem foi aberta com o meia-atacante Nenê somente aos 44 minutos. Yago Pikachu avançou na ponta direita e cruzou para trás. O meia, mesmo com dificuldades para dominar a bola, limpou o zagueiro com um drible e chutou forte na saída do arqueiro.
Aos 16 minutos da segunda etapa, o Vasco perdeu a chance de ampliar o marcador. Nenê deu lançamento para Yago Pikachu, que dominou e recebeu uma trombada do zagueiro.
Nenê foi para a cobrança, mas chutou mal no canto esquerdo do goleiro Mota, que defendeu facilmente. No rebote, Rodrigo cabeceou errado e a defesa afastou o perigo. O camisa 10 nunca havia perdido uma penalidade com a camisa do Vasco, que havia acertado outras noves vezes.
O castigo veio aos 28 minutos. Vinícius Pacheco cobrou falta, Rodrigo caiu após se enroscar com jogador do Volta Redonda. Niltinho apareceu livre de marcação para tocar para o fundo das redes.
Na próxima rodada do Campeonato Carioca, o Vasco receberá o Madureira em São Januário no próximo sábado, às 18h30. Já o Volta Redonda enfrentará o Fluminense no Raulino de Oliveira, no domingo, às 16h.
FICHA TÉCNICA:
VASCO 1 X 1 VOLTA REDONDA
Local: estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 3 de abril de 2016, domingo
Hora: 16h (de Brasília)
Árbitro: Leonardo Garcia Cavaleiro
Assistentes: Michael Correia e Andréa Maffra de Sá
Renda: R$ 141.025,00
Público: 4.443 pagantes
Cartões amarelos: Andrezinho e Rodrigo (Vasco); Marcelo, Tiago Amaral e Luan (Volta Redonda)
GOLS
VASCO: Nenê, aos 44min do primeiro tempo
VOLTA REDONDA: Niltinho, aos 28min do segundo tempo
VASCO: Martín Silva, Madson, Luan, Rodrigo e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Bruno Gallo (Yago Pikachu), Andrezinho e Nenê; Caio Monteiro (Wlliam Barbio) e Thalles
Técnico: Jorginho
VOLTA REDONDA: Mota, Luis Gustavo (Marrone), Luan, Mailson e Cristiano; Bruno Barra, Marcelo, Vinícius Pacheco (Hugo) e Dija Baiano; Tiago Amaral (Pedro Isidoro) e Niltinho
Técnico: Felipe Surian.
Prass pega pênalti, Dudu decide, e Palmeiras bate o Corinthians no Pacaembu.
Palmeiras e Corinthians faziam clássico truncado neste domingo até os 30 minutos do segundo tempo. Foi quando a história do Derby mudou no Pacaembu. Prass pegou pênalti de Lucca, e no lance seguinte Dudu, que entrou na etapa final, aproveitou falha da defesa adversária para fazer o gol da vitória: 1 a 0 para o time alviverde em cima de seu arquirrival.
O resultado deu ao Palmeiras a liderança do Grupo B, que ainda pode ser perdida para o Ituano na noite deste domingo, caso o clube de Itu vença o Mogi Mirim. O São Bernardo está em segundo, com 20 pontos – um a menos que a agremiação palestrina.
O Corinthians, por sua vez, perdeu o segundo clássico no ano, já que havia sucumbido contra o Santos e vencido o São Paulo. Mesmo assim, a equipe alvinegra tem a melhor campanha da fase inicial do Campeonato Paulista e vai encarar o Red Bull nas quartas de final.
Na próxima rodada, o Palmeiras enfrenta o Mogi Mirim, no domingo que vem, em Mogi, para tentar assegurar a classificação. Já o Corinthians pega o Novorizontino no mesmo dia, em Itaquera.
Antes disso, na quarta-feira, o Palmeiras pega o Rosário Central nesta quarta, na Argentina, enquanto o Corinthians vai à Colômbia enfrentar o Santa Fé. Ambos os jogos são válidos pela quinta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores.
O jogo no Pacaembu
A etapa inicial começou truncada. Com Elias no meio de campo, o Corinthians não começou bem. O Palmeiras, por outro lado, tinha mais posse, mas não criava.
A primeira chance foi alvinegra, aos 16 minutos. Giovanni Augusto desceu pela direita e lançou Lucca, na esquerda, que bateu com categoria, mas a bola passou tirando tinta da trave de Prass.
O Palmeiras respondeu cinco minutos depois. Em contra-ataque, Alecsandro lançou Gabriel Jesus, que bateu com força e obrigou Cássio a fazer grande defesa.
O clássico foi para o intervalo sem alteração no placar.
Na etapa complementar, Gabriel Jesus foi lançado pela direita e, ao tentar cruzar a bola para a área, chutou muito forte, mas saiu pela linha lateral direita da defesa do Corinthians.
Em seguida, Gabriel Jesus cruzou da esquerda para Alecsandro, que bateu de primeira, de pé direito. E Cássio, no puro reflexo, fez um milagre e espalmou, evitando o gol alviverde.
Aos 27 minutos, Giovanni Augusto aproveitou bola espirrada na área, viu Thiago Martins chegar com tudo na bola e derrubá-lo. Pênalti, que Lucca pediu para bater.
Na cobrança, o meia-atacante foi para a bola e chutou com força, no canto direito de Fernando Prass. O goleiro palmeirense se esticou todo e fez a defesa.
No lance seguinte, a redenção palmeirense. Após cobrança de falta, Zé Roberto tocou de cabeça, Cássio saiu mal do gol e Dudu – que entrou minutos antes -, de cabeça, mandou para as redes, decretando a vitória alviverde.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 1 X 0 CORINTHIANS
Local: estádio do Pacaembu, em São Paulo-SP
Data: 3 de abril de 2016, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza
Assistentes: Carlos Augusto Nogueira Junior e Anderson Jose de Moraes Coelho
Público: 21.219 pagantes
Renda: R$ 644.765,00
Cartões amarelos: Gabriel Jesus, Arouca, Egídio e Alecsandro (PAL); Lucca, Felipe e Giovanni Augusto (COR)
Gol: Dudu, aos 30 minutos do segundo tempo.
PALMEIRAS: Fernando Prass; Jean, Thiago Martins, Vitor Hugo e Egídio; Gabriel, Arouca (Lucas), Robinho (Dudu) e Zé Roberto; Gabriel Jesus (Thiago Santos) e Alecsandro
Técnico: Cuca
CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Felipe, Yago e Uendel; Bruno Henrique, Giovanni Augusto, Elias (Maycon), Guilherme (Romero) e Lucca (Danilo); André
Técnico: Tite.
Com golaço de falta, Cruzeiro vence lanterna e se garante na liderança do Mineiro.
A tarefa do Cruzeiro não era das mais difíceis. Afinal, a equipe recebia, no Mineirão, o Guarani-MG, último colocado do Campeonato Mineiro. Dentro de campo, o time celeste fez bonito e venceu por 2 a 0, neste domingo, para manter a invencibilidade no estadual – os gols foram de Alisson e Sánchez Miño.
TABELA
A vitória na 10ª e penúltima rodada levou o time celeste aos 26 pontos, contra 20 do vice-líder Atlético-MG, isolado na ponta da tabela. Com isso, a equipe comandada por Deivid não pode mais ser ultrapassado por nenhum adversário e se garantiu na primeira colocação para as semifinais.
Já o Guarani-MG é apenas o lanterna com nove pontos, praticamente rebaixado à segunda divisão do estadual.
BELA JOGADA E GOL
O primeiro gol do jogo saiu aos 18 minutos do primeiro tempo. Arrascaeta e Elber fizeram bela tabela pela direita, o meia chegou à linha de fundo, levantou a cabeça e achou Alisson sozinho, que bateu rasteiro para abrir o placar.
QUE PINTURA!
Já aos 34, o Cruzeiro ampliou a vantagem com um golaço. Elber driblou três jogadores do Guarani-MG e sofreu falta perto da meia-lua. O argentino Sánchez Miño foi para a cobrança e não desperdiçou. A bola passou por cima da barreira, bateu no travessão e morreu no fundo das redes.
NA SEQUÊNCIA
Na última rodada da 1ª fase do Mineiro, o Cruzeiro cumpre tabela contra o Boa Esporte, fora de casa, no próximo domingo, às 16h (de Brasília). No mesmo horário, o Guarani-MG recebe o Villa Nova-MG, precisando da vitória e de uma combinação de resultados para seguir na elite do estadual.
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 2 X 0 GUARANI-MG
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 3 de abril de 2016 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Felipe Fernandes Lima
Assistentes: Magno Arantes Lira e Fernanda Nandrea Gomes Antunes
Cartões amarelos: Lula e Carlos Renato (Guarani); Sánchez Miño, Lucas Romero (Cruzeiro)
Gols: Alisson aos 18 minutos do primeiro tempo, Sánchez Miño aos 24 do primeiro tempo
Cruzeiro: Fábio; Mayke, Manoel, Bruno Rodrigo e Sánchez Miño; Lucas Romero, Ariel Cabral (Federico Gino), Elber, Alisson e De Arrascaeta (Pisano); Rafael Silva (Douglas Coutinho)
Técnico: Deivid
Guarani-MG: Jordan; Felipe Cordeiro, Lula, Murilo e Carlos Renato; Renan Silva (Murilo Henrique), Denílson, Romarinho (Genalvo) e Deyvison; Wander e Marcus Vinícius (Júnior Barros)
Técnico: Ricardo Leão.
Veterano Hugo brilha pelo Juventude, mas Grêmio arranca empate no último lance.
Já classificado, o Grêmio entrou em campo neste domingo (3) com um time quase inteiro reserva, e a escolha quase custou caro em campo. Sem apresentar um futebol vistoso, o time tricolor tomou a virada do Juventude, mas arrancou o empate por 2 a 2 no último lance, em casa, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Gaúcho.
Destaque para atuação do experiente Hugo. Aos 35 anos, o meia foi o destaque da partida. O atleta, que brilhou com a camisa do São Paulo, fez uma linda jogada no primeiro gol do Juventude, marcado por Bruno Ribeiro, e anotou o da virada. Douglas e Luan fizeram para os gremistas.
Mesmo com a derrota, o Grêmio termina a primeira fase na primeira colocação geral, com 29pontos conquistados. O Juventude, que também já estava com vaga confirmada, terminou em quarto, com 23.
OLHA O CHAPÉU
Hugo pode não ser o mesmo que defendeu a camisa do São Paulo na metade dos anos 2000. Mas a habilidade continua lá. O primeiro gol do Juventude sobre o Grêmio começou com uma grande jogada do meia, que aplicou um chapéu na linha de fundo.
Não bastou dar o chapéu. Hugo ainda foi decisivo a favor do Juventude. O camisa 10 fez, de pênalti, o gol da virada sobre os gremistas.
Aos 35 anos, Hugo chegou ao clube gaúcho neste ano. Antes, ele atuou no Thespakusatsu Gunma, do Japão. É a terceira passagem dele pelo Juventude.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 2 X 2 JUVENTUDE
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 3 de abril de 2016, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Luís Teixeira
Assistentes: Max Augusto Guimarães e Fabrício Lima Bassegio
Público: 13.936 pagantes
Renda: R$ 475.638,00
Cartões amarelos: Hélder, Klaus, Alan Rodrigues e Hugo (Juventude)
Cartão vermelho: Alan Rodrigues (Juventude)
Gols:
GRÊMIO: Douglas, aos 4 minutos do primeiro tempo, e Luan, aos 49 minutos do segundo tempo
JUVENTUDE: Bruno RIbeiro, aos 22 minutos do primeiro tempo, e Hugo, aos 5 minutos do segundo tempo
GRÊMIO: Bruno Grassi; Wallace Oliveira, Rafael Thyere, Bressan e Marcelo Oliveira (Iago); Maicon. Edinho (Fernandinho), Giuliano, Douglas (Lincoln) e Luan; Bobô
Técnico: Roger
JUVENTUDE: Douglas Silva; Hélder, Klaus, Neguete e Alan Rodrigues; Vacaria, Sananduva, Hugo (Dionas Bruno), Felipe Lima (Guilherme) e Bruno Ribeiro; Roberson (Jeferson)
Técnico: Antônio Carlos Zago.