21/11/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Etiene Medeiros é pega no antidoping e pode ficar fora da Olimpíada.

2 min read

Fábio Aleixo Do UOL, em São Paulo.

A principal nadadora do país, Etiene Medeiros, foi flagrada em exame antidoping. A contraprova da atleta também deu positivo. A informação foi confirmada pelo UOL Esporte. A atleta foi pega com uma substância presente em um remédio para asma prescrito por um médico particular. O controle foi feito fora de competição pela Autoridade Brasielira de Controle de Dopagem (ABCD) no dia 8 de maio.

A reportagem apurou que Etiene fez uso de Fenoterol, um fármaco utilizado como antiasmático devido ao seu efeito broncodilatador. A substância também estimula receptores adrenérgicos de outros órgãos, estimulando a produção de eritropoietina e anabolizantes e a aumentando a força de contração cardíaca.

“A CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) já foi notificada do caso e agora está na esfera jurídica. Nós não tínhamos conhecimento que ela tomava este medicamento”, afirmou à reportagem Sandra Soldan, coordenadora médica da área antidoping da CBDA.

O advogado Marcelo Franklin, especialista na defesa de casos de doping, já foi contratado pela atleta e vai elaborar a sua defesa. Foi ele quem defendeu Cesar Cielo em sue caso de doping em 2011 e está trabalhando com a velocista Ana Cláudia Lemos, também flagrada em exame antidoping.

Dependendo da data em que o exame foi realizado e do resultado do julgamento, Etiene corre riscos de ficar fora dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 5 de agosto. Ela tem índice para as disputas dos 50 m livre, 100 m livre e 100 m costas. Ela Também pode integrar a equipe do revezamento 4 x100 m livre e do 4×100 m medley.

A assessoria de imprensa da atleta informou que: ” a atleta Etiene Medeiros está tranquila e determinada a esclarecer o assunto e provar sua inocência. Enquanto isso, ela respeitará todos os limites impostos pelas autoridades esportivas”.

Etiene, de 25 anos, disputaria na semana passada uma etapa do Circuito Mare Nostrum e se retirou da competição sem cair na água para nenhuma prova. Ela estava inscrita para os 50 m e 100 m livre, 50 m e 100 m costas e 100 m borboleta.

A pernambucana foi um dos principais destaques da natação brasileira nos Jogos Pan-Americanos de Toronto (CAN), em 2015. Na ocasião, foi a primeira mulher brasileira a ganhar um ouro ao vencer os 100 m costas. Ela também levou a prata nos 50 m livre, e o bronze nos revezamentos 4 x 100 m livre e 4 x100 m medley.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.