Rússia escala adolescente para final da Fed Cup
2 min readDo ZigZag do Esporte/Tênis Fed Cup.
Khromacheva enfrenta Errani no segundo jogo da final
Cagliari (Itália) – Com um time sem nenhuma top 100, a Rússia surpreendeu ainda mais no sorteio da final da Fed Cup contra a Itália. O capitão Shamil Tarpischev escalou Irina Khromacheva, de 18 anos, para atuar em simples na decisão, deixando a experiente Alisa Kleybanova como reserva.
Número 236 do ranking, Khromacheva ainda dá os primeiros passos como profissional após uma bem-sucedida carreira no juvenil. Em sua estreia no torneio, a jovem enfrenta Sara Errani, sétima do mundo, após Alexandra Panova jogar contra Roberta Vinci.
Esperava-se que a final da Fed Cup fosse a consagração de Kleybanova, ex-top 20 que despencou no ranking após lutar contra um câncer linfático. “Fiquei um pouco surpresa por não jogar contra Kleybanova”, admitiu Errani. “Não conheço muito bem a Khromacheva. Tentarei perguntar para alguém que a conhece e verei na internet como ela joga”.
“Com certeza, precisarei jogar o meu melhor tênis para bater Errani. Mas é a final da Fed Cup e tudo é possível”, afirmou Khromacheva, que foi avisada que sua escalação 15 minutos antes do anúncio. “Vamos conversar com o técnico para discutir tática. Tenho nada a perder e vou lutar por cada bola”.
O tênis russo passa atualmente por uma crise, com a maioria dos jogadores de ponta pulando a Fed Cup e a Copa Davis. Do time levou o país até a final, Maria Kirilenko, Anastasia Pavlyuchenkova e Elena Vesnina preferiram jogar o torneio de Sofia, enquanto Ekaterina Makarova alegou lesão. Outras jogadoras russas do top 100 recusaram convocação, alegando que a Federação não as ajuda durante a temporada.
Ao contrário da Davis, a Fed Cup faz primeiramente os quatro jogos de simples e as duplas decidem confrontos que estão empatados.
Fonte: TenisBrasil