Número 434 dá trabalho, mas Bellucci vence e empata duelo com Equador na Davis; confira como foi.
3 min readDo Zigzagdoesporte.com.br por ESPN.com.br com agência Gazeta Press.
Com uma pitada de sofrimento e drama, o brasileiro Thomaz Bellucci (49º) venceu na noite desta sexta-feira o equatoriano Roberto Quiroz (434º) por 3 sets a 1 (parciais de 7-5, 7-6 (7-3), 3-6 e 6-3) pela Copa Davis.
Assim, o Brasil empata em 1 a 1 o duelo contra os rivais sul-americanos. Na primeira partida, Rogério Dutra Silva acabou derrotado por Emílio Gómez.
O duelo, válido pelo Zonal Americano da Davis, terá seu segundo capítulo neste sábado, quando acontece o jogo de duplas – Bruno Soares e Marcelo Melo formarão o conjunto brasileiro, enquanto Quiroz e Gomez entrarão em quadra pelo rival. A partida começará às 14h.
Com o 1 a 1 no placar, o primeiro jogo de simples de domingo também acontecerá. Nele, a partir das 12h, Bellucci enfrentará Gomez.
O confronto ocorre no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG) e está sendo disputado em piso sintético. Os tenistas brasileiros estão usando a Davis como um “laboratório” para a disputa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto.
O jogo
Bellucci começou assustando o torcedor ao permitir três chances de quebra para Quiroz logo no primeiro game do jogo. Entretanto, o brasileiro se recuperou e conseguiu confirmar seu serviço. O equatoriano voltou a pressionar o saque de Bellucci no terceiro game e desta vez conquistou a quebra.
Quiroz manteve a vantagem até ter 5-4 no placar e saque. Neste momento, porém o braço pesou e Bellucci aproveitou a inconsistência do adversário para devolver a quebra e empatar a partida. Na sequência, o brasileiro fez seu serviço e passou a frente. Quiroz voltou a sentir a pressão e sucumbiu no 12º game, perdendo novamente o saque e, por consequência, o set.
A virada na primeira parcial deu novo ânimo para Bellucci, que logo abriu 3-0 no segundo set. O tenista paulista, porém, não conseguiu manter a vantagem por muito tempo e teve seu serviço quebrado pelo equatoriano, que igualou o placar. O set seguiu equilibrado e teve de ser decidido no tiebreak, no qual prevaleceu a experiência do brasileiro, que venceu por 7 a 3.
Mesmo com dois sets abaixo, Quiroz voltou melhor para a terceira parcial e, com três games bem jogados, fez 3-0. O equatoriano manteve a intensidade e não permitiu uma reação do adversário, controlando as ações até ganhar por 6-3.
Bellucci retomou a concentração e iniciou o quarto set da mesma forma que o segundo, ou seja, abrindo 3-0. No entanto, Quiroz devolveu a quebra no quinto game. O equatoriano sacou para empatar o jogo mais uma vez, porém o brasileiro voltou a quebra-lo e sustentou a vantagem, devolvendo o 6-3 e garantindo a vitória.