18/12/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Estratégia funciona, Márquez se reencontra com vitória e dispara na liderança; confira a classificação final do GP da Alemanha.

3 min read

Do Zigzagdoesporte.com.br por Gazeta Press.

GETTY

Marc Márquez venceu em  Sachsenring, Hohenstein-Ernstthal neste domingo
Marc Márquez venceu em Sachsenring, Hohenstein-Ernstthal neste domingo

O espanhol Marc Márquez utilizou a estratégia para vencer o Grande Prêmio da Alemanha de MotoGP, neste domingo. Sem bom rendimento com a pista molhada, ele foi o primeiro dos ponteiros a parar nos boxes quando o asfalto de Sachsenring começou a secar e colheu frutos pela aposta, vencendo com tranquilidade. Assim, o bicampeão voltou a vencer após um breve jejum de cinco provas na categoria.

O piloto da Honda ainda pôde comemorar o mau desempenho de seus principais rivais na briga pelo título da MotoGP. Vice-líder do campeonato, Jorge Lorenzo teve mais um capítulo ruim em um fim de semana para esquecer e foi apenas o 15º. Já Valentino Rossi, que chegou a liderar a corrida, acabou em oitavo. Márquez teve como companheiros de pódio Cal Crutchlow e Andrea Dovizioso.

A vitória mantém o retrospecto praticamente perfeito de Marc Márquez em Sachsenring. Desde 2010, ele larga na pole position, faz a volta mais rápida da prova e sobe ao lugar mais alto do pódio. No primeiro ano, o fez na 125cc. Nos dois seguintes, na Moto2. E desde 2013 domina a prova na MotoGP.

A Formiga Atômica vai para as férias do Mundial com muita tranquilidade na liderança do campeonato. Márquez soma 170 pontos, agora com 48 de vantagem sobre Jorge Lorenzo e 59 de frente para Valentino Rossi. A próxima prova da temporada é o GP da Áustria, em 14 de julho.

A prova na Alemanha começou com pista molhada na manhã deste domingo. Márquez segurou com muito esforço a primeira colocação nas curvas iniciais, mas acabou perdendo a posição para Valentino Rossi. Antes mesmo do fim da primeira volta, o espanhol chegou a cair para o quarto posto e subir para terceiro novamente.

Na terceira volta, Andrea Dovizioso tomou a ponta de Rossi, mas trouxe no embalo Danilo Petrucci, que o ultrapassou para se tornar o líder do GP da Alemanha. A 20 voltas para o fim, no entanto, o italiano então ponteiro da prova se desequilibrou sozinho e foi parar na caixa de brita.

A pista secou em Sachsenring, o que fez muitos pilotos voltarem aos boxes para trocar de moto e buscar melhor rendimento. Márquez foi o primeiro dos candidatos a vitória a fazê-lo. Os outros ponteiros retardaram a entrada no pit, para desespero das equipes, mas a queda de performance era evidente. A dez voltas do fim, o espanhol, que já tinha parado, rodou 4s mais rápido do que Rossi, então segundo colocado.

Os quatro primeiros colocados finalmente entraram nos boxes a sete giros para o fim. Márquez herdou a segunda colocação, atrás apenas de Jack Miller, e precisou de só um giro para tomar a primeira colocação da corrida. A estratégia da Formiga Atômica mostrou ser a mais eficiente e ele cruzou a linha de chegada com folga na ponta.

Confira a classificação final do GP da Alemanha (30 voltas):
1. Marc Márquez (ESP/Honda) 47min03s239
2. Cal Crutchlow (GBR/LCR Honda) a 9s857
3. Andrea Dovizioso (ITA/Ducati) a 11s613
4. Scott Redding (GBR/Octo Pramac Ducati) a 11s992
5. Andrea Iannone (ITA/Ducati) a 22s755
6. Dani Pedrosa (ESP/Honda) a 25s920
7. Jack Miller (AUS/Marc VDS) a 26s043
8. Valentino Rossi (ITA/Yamaha) a 26s449
9. Héctor Barberá (ESP/Avintia Ducati) a 26s614
10. Álvaro Bautista (ESP/Aprilia) a 31s274
11. Eugene Laverty (IRL/Aspar Ducati) a 41s208
12. Maverick Viñales (ESP/Suzuki) a 42s158
13. Bradley Smith (GBR/Yamaha Tech 3) a 1min03s129
14. Aleix Espargaró (ESP/Suzuki) a 1min06s091
15. Jorge Lorenzo (ESP/Yamaha) a 1min17s694.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.