Belga ataca no fim, surpreende, vence o ciclismo de estrada e conquista a medalha de ouro
2 min readDo Zigzagdoesporte.com.br por ESPN.com.br.
GETTY IMAGES
O belga Greg Van Avermaet é o grande campeão da prova de ciclismo de estrada no Rio de Janeiro. Neste sábado, o atleta aproveitou um final de prova marcado por muitas quedas, principalmente dos que estavam na liderança, atacou em final emocionante, cruzou a linha de chegada em Copacabana na liderança após percorrer 256,4 km e vai botar a medalha de ouro no peito.
Completaram o pódio o dinamarquês Jakob Fuglsang, que ficou com a medalha de prata, e o polonês Rafal Majka, que ficou com a medalha de bronze. A medalha de ouro do belga foi a segunda a sair nessas Olimpíadas.
A vitória do ciclista belga veio em um final de prova surpreendente e ao mesmo tempo emocionante. Nos instantes finais, os líderes pareciam bem definidos para conquistarem a prova, mas tudo mudou graças a seguidas quedas. O primeiro a cair foi o australiano Richie Porte, que almejava chegar ao fim na liderança.
Na descida da última volta, o italiano Vincenzo Nibali e o colombiano Sergio Henao caíram juntos e abriram espaço para o polonês Rafal Majka disparar sozinho na liderança. Isso tudo faltando 10 km para o fim. Até esse instante, parecia que o camisa branca com bolinhas vermelhas no último Tour de France iria ficar com o ouro.
No entanto, o melhor da prova ficou para o fim. No plano, na reta final, os três ciclistas se alinharam para o instante final faltando poucos metros. O primeiro que ficou para trás foi Majka. Avermaet ficou junto com Fuglsang no final e sprintou nos últimos metros para conquistar uam medalha de ouro toatalmente inesperada.
Vale destacar que o grande favorito, o britânico Chris Froome, decepcionou e não conseguiu ficar sequer no pódio. O campeão do último Tour de France perdeu muito tempo nos trechos de montanha e perdeu não alcançou os primeiros colocados. Agora, sua esperança se volta para a prova do contrarrelógio.
Amanhã acontece a prova feminina do ciclismo de estrada. As outras competições da modalidade nessa Olimpíada serão os contrarrelógios (masculino e feminino), o ciclismo de pista, o BMX e o Mountain Bike.