Medalhistas de prata no vôlei de praia agradecem às Forças Armadas: ‘Somos muito gratas’.
2 min readDiego Garcia, do Rio de Janeiro, para o ESPN.com.br
Ágatha e Bárbara entraram para a galeria de atletas brasileiras medalhistas olímpicas no vôlei de praia. O feito aconteceu nesta quarta-feira, após derrota na final contra as alemãs Ludwig/Walkenhorst. E logo após receberem a condecoração, elas agradeceram às Forças Armadas.
“A gente faz parte de um programa das Forças Armadas. No nosso caso, é da Marinha. É um programa incrível, que ajuda atletas de alto rendimento e também de base”, explicou Ágatha.
Ao lado de Bárbara, ela é terceiro-sargento da Marinha. E explicou como é ajudada.
“Eles ajudam vários tipos de categoria e apoiam a gente com estrutura, no nosso caso poderíamos treinar lá, apoiam como profissionais, poderíamos usar fisioterapeutas, psicólogos militares, recebemos também apoio financeiro deles”, contou a atleta.
“Então somos muito gratas às Forças Armadas, em especial à Marinha, é nosso segundo ano com eles, e é incrível poder contar com o Ministério da Defesa do Brasil também nos esportes”, acrescentou.
Sobre a conquista, a brasileira disse que não consegue ainda expressar o que representa isso.
“Eu e a Bárbara ainda não realizamos o feito, não percebemos tudo isso, acho que isso vai acontecer aos poucos. Porque toda a nossa busca em metas, todo o planejamento até chegar aqui, dentro dos Jogos, todo o trabalho aqui dentro, então acho que agora que acabou e conquistamos essa medalha de prata é que vamos perceber realmente o que conquistamos. Por enquanto ainda não dá, mas isso vai acontecer aos poucos”, avisou.
Já Bárbara falou sobre seu amor ao esporte.
“É um desgaste muito grande, a entrega também é muito grande, então é hora da gente pensar no futuro. Trabalhar tudo de novo, porque apesar da entrega a gente ama o que faz e isso não tem preço realmente, poder fazer aquilo que ama”, finalizou.