Justiça do Rio solta executivo do COI preso na Olimpíada.
2 min read
Gabriela Moreira, para o ESPN.com.br.
Após mais de 10 dias preso no complexo Penitenciário de Bangu, o irlandês Patrick Hickey, alto executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) foi colocado em liberdade no início da tarde desta segunda-feira. A decisão é do desembargador Fernando Antônio de Almeida, da 6ª Câmara Criminal do Rio, atendendo a pedido dos advogados do executivo. Patrick, de 71 anos, não pode deixar o país.

O dirigente foi preso no quarto do hotel onde estava hospedado, durante a Olimpíada, onde também ficaram os principais nomes do COI, em hotel de luxo, na Barra da Tijuca, no Rio. Além de ser presidente do Comitê Irlandês há 27 anos, o executivo é considerado um dos principais aliados do presidente da entidade, Thomas Bach.
Segundo a polícia, ele é um dos cabeças de um grande esquema de cambismo que funcionaria desde edições passadas dos Jogos, entre os quais, a Olimpíada de Londres. O irlandês teria aberto uma empresa, a Pro10, para comercializar os ingressos de forma irregular nos eventos esportivos. Também faz parte do esquema, segundo as investigações, o dono da multinacional THG, o milionário inglês Marcus Evans, e outros seis estrangeiros ligados ao grupo. Todos tiveram as prisões decretadas pela Justiça do Rio.
