Por diploma, ele abriu mão de R$ 14 milhões e estreia na NBA ‘velhinho’ aos 22; confira.
2 min readDo Zigzagdoesport.com.br por ESPN.com.br.
Quinto selecionado geral no último Draft, o armador Kris Dunn chega na NBA com 22 anos, sendo mais velho que quatro de seus companheiros no Minnesota Timberwolves, todos com ao menos um ano de experiência na NBA.
Mas Dunn poderia já estar na NBA há mais tempo, ele que não quis.
Em 2015, Dunn já era tido como uma das principais promessas do basquete dos Estados Unidos e teve a chance de ir para o Draft da NBA, mas ele preferiu ficar na faculdade de Providence para tirar seu diploma em ciências sociais.
Aliás, até a própria faculdade queria que ele tivesse ido para a NBA depois de ter dois dos três anos de universitário prejudicados por lesões no ombro. “Eu disse a Kris que se eu fosse seu pai, diria para ele ir embora”, comentou Ed Cooley, técnico de Providence, ao jornal local.
Dunn fechou seu último ano em alta, com médias de 16,4 pontos, 5,1 rebotes, 5,8 assistências e 2,2 roubos de bola e um diploma em mãos.
“Ele me disse que não se sentia pronto para a NBA. ‘A única coisa que eu quero que as pessoas lembrem depois que eu sair da faculdade é que eu me formei. Não quero que as pessoas achem que é tudo sobre dinheiro. Elas não podem desvalorizar meu diploma'”, disse Cooley, ao site da NBA.
Em 2015, Kris Dunn era projetado para ser um dos 20 primeiros do Draft da NBA, o que teria dado a ele um contrato na casa dos R$ 14 milhões. Mas ele rejeitou isso.
“Eu só queria me formar. E eu só queria ser um bom exemplo para minhas duas irmãs mais novas. Elas estão prestes a entrar no colegial e eu queria mostrar a elas a importância da educação”, afirmou Dunn, ao site da liga.
“Eu sinto que fiz uma grande decisão para mim e minha família”, completou.
Dunn fez sua estreia na NBA neste sábado, na vitória do Minnesota Timberwolves contra o Miami Heat por 109 a 100. Ele anotou seis pontos, deu sete assistências e pegou quatro rebotes.