John John chega à final em Portugal, tira chances de Medina e é campeão mundial; confira.
2 min read
Do Zigzagdoesporte.com.br por ESPN.com.br.

John John Florence não precisou nem esperar o fim da etapa de Portugal para comemorar a conquista de seu primeiro título no Mundial de surfe. Na manhã desta terça-feira, o havaiano chegou à decisão da etapa, viu o sul-africano Jordy Smith ser eliminado logo na sequência e faturou a taça antecipadamente.
![]()
A conquista, claro, encerra o sonho do bicampeonato do brasileiro Gabriel Medina, que torcia para que o rival não chegasse à final em Peniche para ter alguma chance de título na etapa de Pipeline, no Havaí, a última da temporada. O surfista, eliminado na terceira rodada em Portugal, é o vice-líder do Mundial.
As chances de Medina acabaram logo na primeira bateria desta segunda, ainda madrugada no horário de Brasília. John John enfrentou o norte-americano Kolohe Andino e venceu com certa tranquilidade, somando 13,84 (6,17 + 7,67) contra 8,47 (4,47 + 4,00), com o rival precisando de 9,37 para virar.
Em seguida, o havaiano precisava que Smith fosse eliminado para já assegurar o título – se fosse campeão em Portugal, o sul-africano manteria a disputa aberta para o Havaí, podendo ele ser campeão. O norte-americano Conner Coffin, porém, venceu a semifinal, com soma 15, contra 14,37 do rival.
Para a festa ficar completa, John John ainda ficou com o troféu também da etapa portuguesa, derrotando Coffin na bateria decisiva. O havaiano até saiu em desvantagem, mas somou 16,67 com 7,17 e 9,50, para superar os 9,93 de seu adversário, que conseguiu apenas 1,33 e 8,60 como melhores avaliações.
O título mundial é o primeiro de John John, 24 anos. Desde os 13, o havaiano é apontado como um fenômeno e, com o passar do tempo, se firmou como um dos maiores nomes do surfe na atualidade. Só carecia de um título na World Surf League (WSL) para confirmar a condição. Agora, não falta mais.