07/12/2025

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

John John chega à final em Portugal, tira chances de Medina e é campeão mundial; confira.

2 min read

Do Zigzagdoesporte.com.br por ESPN.com.br.

WSL/POULLENOT/AQUASHOT

John John Florence garantiu seu primeiro título do Mundial de surfe em Portugal
John John Florence garantiu seu primeiro título do Mundial de surfe em Portugal

John John Florence não precisou nem esperar o fim da etapa de Portugal para comemorar a conquista de seu primeiro título no Mundial de surfe. Na manhã desta terça-feira, o havaiano chegou à decisão da etapa, viu o sul-africano Jordy Smith ser eliminado logo na sequência e faturou a taça antecipadamente.

A conquista, claro, encerra o sonho do bicampeonato do brasileiro Gabriel Medina, que torcia para que o rival não chegasse à final em Peniche para ter alguma chance de título na etapa de Pipeline, no Havaí, a última da temporada. O surfista, eliminado na terceira rodada em Portugal, é o vice-líder do Mundial.

As chances de Medina acabaram logo na primeira bateria desta segunda, ainda madrugada no horário de Brasília. John John enfrentou o norte-americano Kolohe Andino e venceu com certa tranquilidade, somando 13,84 (6,17 + 7,67) contra 8,47 (4,47 + 4,00), com o rival precisando de 9,37 para virar.

Em seguida, o havaiano precisava que Smith fosse eliminado para já assegurar o título – se fosse campeão em Portugal, o sul-africano manteria a disputa aberta para o Havaí, podendo ele ser campeão. O norte-americano Conner Coffin, porém, venceu a semifinal, com soma 15, contra 14,37 do rival.

Para a festa ficar completa, John John ainda ficou com o troféu também da etapa portuguesa, derrotando Coffin na bateria decisiva. O havaiano até saiu em desvantagem, mas somou 16,67 com 7,17 e 9,50, para superar os 9,93 de seu adversário, que conseguiu apenas 1,33 e 8,60 como melhores avaliações.

O título mundial é o primeiro de John John, 24 anos. Desde os 13, o havaiano é apontado como um fenômeno e, com o passar do tempo, se firmou como um dos maiores nomes do surfe na atualidade. Só carecia de um título na World Surf League (WSL) para confirmar a condição. Agora, não falta mais.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.