Nigéria atropela algoz do Brasil e conquista tetra inédito do Mundial sub-17
3 min readDo ZigZag do Esporte/Mundial Sub-17 em Abu Dhabi 2013.
Getty Images
México e Nigéria entraram em campo nesta sexta-feira para disputarem o título do Mundial sub-17. A partida aconteceu no estádio Mohammed Bin Zayed, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, e os nigerianos se consagraram tetracampeões por 3 a 0.
Enquanto os mexicanos, campeões do torneio em 2012, foram os carrascos do Brasil (pênaltis, 10 a 11) e da Argentina (3 a 0), os nigerianos eliminaram o Uruguai (2 a 0) e a Suécia (3 a 0) avançando para a grande final do torneio.
O jogo começou equilibrado, e no primeiro tempo o México deteve 60% da posse de bola, contra apenas 40% dos adversários. Ambas as seleções pressionavam; os mexicanos abusavam dos acertos em bolas paradas e os nigerianos aproveitavam a falha na zaga dos rivais para chegarem à grande área.
Logo aos nove minutos a sorte mostrou estar ao lado da Nigéria, e os mexicanos abriram o placar a favor dos campeões com um gol contra de Aguirre, que tentou impedir a jogada de Yahaya e acabou ‘ajudando’ dos rivais.
Os companheiros de seleção pareciam não acreditar, e o rendimento da equipe tricolor caiu consideravelmente.
Após cobrança de falta, Jaimes até tentou empatar, mas bola parou na ponta dos dedos do goleiro Alampasu.
Pressionando com contra-ataques de velocidade, os nigerianos encerraram o primeiro tempo com um quase gol de bicicleta de Iheanacho, que viu Abubakar pegar a sobra de bola e também quase mandar para o fundo das redes.
Na volta dos vestiários a Nigéria voltou superior, e não deu espaço para a seleção mexicana se quer chegar perto da sua trave. Logo aos 10 minutos, Muhammed trouxe a bola para o canto direito, mandou direto para as mãos de Gudiño, que espalmou e deixou a sobra para Iheanacho encontrar a bola e anotar o segundo gol da partida.
Aos 21 minutos, novamente Iheanacho bateu uma bomba de fora da área, mas a bola passou apenas perto da trave.
Sem conseguir mais avançar, o México viu Aguirre tentando diminuir a vantagem dos rivais em uma tentativa de cabeça, sem sucesso.
E para fechar o placar, aos 26 minutos Muhammed cobrou uma falta com maestria, onde a bola passou à direta da barreira e acertou em cheio o cantinho direito do gol de Gudiño, consagrando de uma vez por todas a Nigéria como grande campeã do Mundial sub-17 de 2013.
Os nigerianos conquistaram o tetra inédito, já tendo levantado o troféu em 1985,1993 e 2007. O próximo torneio acontece em 2015, no Chile.