21/11/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

São Paulo tem melhor ataque entre os times da Série A; Corinthians e Bahia são as melhores defesas.

3 min read

Rafael Valente, de São Paulo (SP), para o ESPN.com.br

Rogério Ceni está há dois meses treinando o São Paulo e já tem mais um feito para se vangloriar. Entre os participantes da primeira divisão do Campeonato Brasileiro, a equipe tricolor é aquela que detém o ataque mais forte. Ao menos é o que mostra a média de gols das 20 equipes da Série A, segundo levantamento feito pelo ESPN.com.br.

A média de gols é o critério mais justo para apresentar as diferenças, uma vez que cada equipe fez uma quantidade de jogos oficiais diferentes até aqui na temporada.

O São Paulo, que venceu o Santo André por 4 a 1, no Morumbi, neste domingo, fez nove partidas, sendo sete pelo Campeonato Paulista e duas pela Copa do Brasil. Marcou 26 gols. Assim, tem média de 2,88 gols por partida.

O time de Rogério Ceni não sabe ainda o que é passar em branco. O curioso é que mesmo com um ataque potente não é muito comum golear. Foram apenas três vitórias por placares elásticos: 5 a 2 na Ponte Preta, 4 a 2 no PSTC-PR e o 4 a 1 contra o Santo André.

Para se ter ideia da melhora, nos últimos dez anos o clube teve apenas uma vez média próxima, 2,4 gols por partida nos primeiros nove jogos da temporada de 2015, com Muricy Ramalho. Nesse mesmo período teve média igual ou superior a dois gols por jogo cinco vezes. Quatro vezes ficou abaixo de dois tentos. Mas a pior média foi ano passado: 1,1 gol por jogo, com o técnico argentino Edgardo Bauza.

O Fluminense é o segundo melhor ataque de 2017. Marcou 28 gols em 11 jogos – média de 2,54 tentos. Fez jogos pelo Estadual, pela Copa do Brasil e pela Primeira Liga.

Mas diferentemente do São Paulo, a equipe tricolor já passou em branco duas vezes. Perdeu para o Internacional por 1 a 0 e empatou sem gols com o Madureira.

Em 2017, outros seis times tem média igual ou superior a dois gols por jogo. São os casos Vasco (2,16), Palmeiras (2,00), Fluminense (2,54), Flamengo (2,40), Cruzeiro (2,30) e Atlético-MG (2,22).

Já o pior ataque é do Coritiba. A equipe não têm nem sequer média de um tento por partida na atual temporada, fez sete gols em oito partidas, isto é, 0,87 gol por compromisso.

Mas o sinal amarelo está ligado para Corinthians, Grêmio, Chapecoense, Atlético-PR, Botafogo e  Atlético-GO. São equipes que marcam pouco e deixam seus torcedores apreensivos.

O time do Parque São Jorge tem a média de um tento por jogo: marcou oito vezes. O Grêmio fez 10 gols em oito jogos. A Chapecoense fez 15 em 12 duelos, enquanto Atlético-PR e Botafogo foram para as redes 11 vezes em 10 e nove compromissos, respectivamente. Já o time de Goiânia tem nove gols em oito jogos.

  • E as defesas?

As melhores defesas entre os times do Brasileiro são a do Bahia e a do Corinthians.

O primeiro sofreu dois gols em 11 jogos, isto é, 0,28 em média. Já o segundo sofreu quatro gols em nove partidas disputadas, isto é, uma média de 0,44.

Quem também se destaca na defesa é a dupla Flamengo e Cruzeiro, ambas com média de 0,5 gol sofrido por partida e com cinco gols sofridos em 10 confrontos.

DANIEL AUGUSTO JR/AG. CORINTHIANS

Jogadores do Corinthians reunidos na partida contra o Brusque
Jogadores do Corinthians reunidos na partida contra o Brusque

Outros oito times sofreram menos um gol por partida: Atlético-GO (0,62), Atlético-MG (0.78), Avaí (0,61), Coritiba (0,88), Fluminense (o,81), Palmeiras (0,57), Sport (0,66) e Vitória (0,83).

E o São Paulo? Bom, o melhor ataque entre os times da Série A do Brasileiro é a pior defesa entre os 20 participantes. Sofreu 16 gols em nove jogos (média de 1,77).

  • Compare os 20 times da Série A

*J-Jogos, V-Vitórias, E-Empates, D-Derrotas, GP-Gols Pró, GC-Gols Contra.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.