Avaí vê Vitória perder pênalti, marca no 2º tempo e volta a vencer no Brasileiro; confiram os detalhes do triunfo do Avaí
4 min read
Carlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br com agência Gazeta Press.
ESPN

Em duelo entre dois times que estão na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o Avaí visitou o Vitória e levou a melhor. Um gol de Júnior Dutra aos 28 do segundo tempo decretou o placar de 1 a 0 em favor do time catarinense.
Antes de o Avaí abrir o placar, o Vitória criou algumas boas chances e ficou muito perto de sair na frente. No primeiro tempo, o time da casa teve um pênalti, mas Neílton desperdiçou a cobrança. O atacante teve outras oportunidades para balançar as redes, mas não as aproveitou.
Essa foi a quinta vitória do Avaí, que vinha de duas derrotas e um empate na competição. A equipe ainda está na zona de rebaixamento, mas agora subiu para o 16º lugar com 21 pontos, ultrapassando São Paulo e o próprio Vitória.
O time baiano segue estacionado nos 19 pontos e vê sua reação ser interrompida, depois de ter superado Flamengo e Ponte Preta nas últimas rodadas.
O próximo compromisso do Avaí será no domingo (20), quando receberá a visita do São Paulo. Já o Vitória volta a campo um dia antes, no sábado (19), para visitar o Corinthians.
O Vitória começou melhor. Aos sete minutos, Neilton foi conduzindo a bola até a entrada da área e acionou na direita Patric, que acabou errando o alvo após cortar o zagueiro, batendo por cima do gol. Mais tarde, aos 22, Uillian Correia surpreendeu Douglas Friedrich ao arriscar de fora da área. A bola pegou uma curva e caiu antes do previsto, exigindo boa defesa do goleiro avaiano.
No minuto seguinte, veio a marcação de um pênalti. Douglas Friedrich chegou atrasado na sobra do cruzamento e acabou derrubando David dentro da área. Na cobrança, Neilton tirou do goleiro, mas mandou por cima do gol, decepcionando os torcedores que compareceram ao Barradão.
Antes do apito final, Neilton ainda teve a chance de se redimir e ir para o intervalo com a consciência mais tranquila. Aos 35 minutos, ele recebeu ótimo passe de Patric, que o deixou na cara do gol, entretanto, ele viu seu chute ser defendido por Douglas Friedrich.
Se o primeiro tempo foi marcado pelo domínio do Vitória e pelas grandes oportunidades de gol criadas pela equipe, na etapa complementar o enredo foi um pouco diferente. Enfrentando mais dificuldades para infiltrar na defesa adversária, teve de lidar com um Avaí ainda mais compactado e se jogando para o ataque pontualmente.
O azar de Neilton se repetiu no segundo tempo. O atacante perdeu duas oportunidades claras de gol dentro da área, finalizando ambas para fora. Em resposta, o Avaí contou com um aproveitamento um pouco melhor que o dos rivais e acabou abrindo o placar aos 27 minutos, quando Júnior Dutra driblou o goleiro e ficou com a meta livre, precisando apenas tirar do zagueiro que tentou bloquear o arremate em cima da linha, porém, sem sucesso.
Daí em diante bastou ao Avaí manter o bom desempenho defensivo para segurar o ímpeto do Vitória nos minutos finais e garantir o tão sonhado triunfo fora de casa, encerrando a sequência de três partidas sem conquistar três pontos.
FICHA TÉCNICA
VITÓRIA 0 X 1 AVAÍ
Data: 12 de agosto, domingo;
Horário: às 19h (de Brasília)
Local: Barradão, em Salvador (BA)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Pablo Almeida da Costa
Cartões amarelos: Kanu (Vitória); Douglas Friedrich (Avaí)
GOLS: Júnior Dutra, aos 27 minutos do 2ºT (Avaí)
VITÓRIA: Fernando Miguel; Caíque Sá, Kanu, Bruno Bispo e Juninho; Ramon, Uillian Correia (Jhemerson) e Patric (Danilo); David (Júnior), Neilton e Tréllez
Técnico: Vagner Mancini
AVAÍ: Douglas Friedrich; Leandro Silva, Fagner Alemão, Betão e Capa; Wellington Simião, Luan e Pedro Castro (Luan Pereira); Willians (Maurinho), Romulo e Júnior Dutra (Diego Tavares)
Técnico: Claudinei Oliveira.