Clezar e Monteiro perdem, e Japão já abre 2 a 0 em cima do Brasil na Copa Davis; confiram !
2 min readCarlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br por agência EFE.
O Brasil teve um péssimo início nos playoffs do Grupo Mundial da Copa Davis.
Jogando fora de casa, Guilherme Clezar e Thiago Monteiro perderam seus confrontos para Yuichi Sugita e Go Soeda e viram o Japão já abrir 2 a 0, mesmo sem estar contando com seu principal nome, Kei Nishikori.
Clezar foi quem abriu o dia em Osaka, e sofreu revés por 3 sets a 0, com parciais de 6/2, 7/5 e 7/6 (5).
Depois, Monteiro fez jogo duro contra Soeda, mas acabou derrotado por 3 sets a 2, parciais de 3/6, 6/4, 6/3, 6/7 (1) e 6/4.
Agora, o Brasil precisará conquistar três vitórias seguidas se quiser voltar ao Grupo Mundial da Davis.
A maior esperança é depositada na dupla Marcelo Melo e Bruno Soares, que vai encarar Ben McLachlan e Yasutaka Uchiyama, no sábado.
Caso os Melo e Soares vençam, depois haverá Monteiro x Sugita (sábado) e Clezar x Soeda (domingo), com os brasileiros precisando buscar obrigatoriamente a vitória.
O Brasil não disputa o Grupo Mundial desde 2015, quando caiu para a Argentina, na primeira rodada, em Buenos Aires, e depois para a Croácia, em Florianópolis, na repescagem.
Vale lembrar que a equipe comandada por João Zwetsch no Japão não conta com Rogério Dutra Silva, que é o melhor brasileiro no ranking da ATP no momento (74º), mas não foi convocado, e nem com Thomaz Bellucci (76º) da ATP, que ficou fora da convocação por conta de uma infecção viral e de uma ruptura no tendão de Aquiles.