#Vert Evolution
2 min readDo ZigZag do Esporte/Skate Vert.
Abril de 2013, na plataforma do Half Pipe dos X Games Foz do Iguaçu todos os competidores falavam do nível das manobras de Marcelo Bastos. Naquele dia ele errou, mas mesmo assim saiu de Foz com a medalha de Bronze na mochila.
Sete meses depois, o skatista de São Paulo que mora atualmente na Califórnia, venceu o Red Bull Vert Evolution na Estação da Luz, na sua terra natal.
“Todo mundo deixou eu ganhar. O Rony errou, o Sandro errou,” disse Marcelo em tom de brincadeira.
Minutos antes, Marcelo estava na plataforma do Half Pipe disputando a final da competição contra Sandro Dias. O público não entendeu muito bem as manobras de Marcelo, mas o juízes sim. Marcelo é um dos skatistas mais técnicos da atualidade. Suas “rotinas” são repletas de manobras como Cab’s Heelflip, Hard Flip Indy, Nosegrind na borda como se estivesse em um obstáculo de street.
Aglomerados embaixo de um sol escaldante, o público tinha em Sandro Dias a figura do ídolo. Sandro agradeceu o público de uma forma perfeita. – 900, a última manobra do dia, um presente para a alegria do público. Durante a competição, Sandro não conseguiu encontrar a regularidade, uma de suas principais características.
O Impressionante Pedro Barros
Pedro Barros sequer avançou para as semifinais. Em uma competição dessas não é permitido errar e Pedro errou. Mas o motivo de Pedro ter errado foi o que impressionou a todos. Todas suas manobras eram em uma altura impressionante. Faz muito tempo que o skate vertical não tem um skatista andando com a força do Pedro. – Impressionante!
Formato.
O principal motivo de reunir grandes nomes do vert em São Paulo foi para testar um novo formato de competição. O Vert Evolution tinha baterias homem a homem e um sistema de julgamento que avaliava Técnica, Variedade, Execução e Altura.
Marcelo Bastos e Sandro Dias curtiram o sistema. Para o público, independente de quem ganhou o mais importante foi o show. Mais uma vez foi nítido que o Half Pipe é uma forma de skate que todos entendem, todos curtem.