Nova regra faz maior competição de vela oceânica do mundo ter recorde na participação de mulheres; confiram !
2 min readDo Zigzagdoesporte.com.br por espnW.com.br
A Volvo Ocean Race 2017/18, maior competição de vela oceânica do mundo, tem novidades neste ano: a regra para a composição dos barcos beneficia as equipes que colocarem mais atletas do sexo feminino.
Times masculinos podem ter sete velejadores, um a menos do que na última edição. Para ter nove atletas a bordo, uma equipe deve escalar, no mínimo, duas mulheres. Grupos meio meio a meio precisam ter 10 velejadores, e embarcações só de mulheres, 11. O comandante pode definir a configuração da tripulação antes de cada etapa.
A regata de volta ao mundo, que começou no último dia 22, registra o maior número de mulheres velejando, incluindo as campeãs olímpicas Martine Grael (Brasil) e Tamara Echegoyen (Espanha). Ao todo, 17 mulheres integram as tripulações.
”A nova regra da Volvo Ocean Race é uma porta aberta às meninas. Os homens velejam há anos juntos e a gente está entrando agora, aos poucos. Eles têm menos confiança na gente do que nos parceiros. Mas vamos devagar quebrando paradigmas na vela oceânica”, disse Martine Grael.
A Volvo Ocean Race 2017/2018 é a 13ª edição da regata de volta ao mundo. A prova começou em Alicante, Espanha, e será concluída em Haia, Holanda. Sete embarcações percorrem 10 etapas, ligando 11 portos de escala, num percurso de 83 mil quilômetros.