Brasil é confirmado no qualificatório da Copa Davis em 2019; confira.
2 min readCarlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br direto da redação.
Na última segunda-feira, a ITF divulgou o novo ranking da Copa Davis, assim como os 24 países que irão participar da competições de seleções mais conhecida do tênis. E o Brasil pode comemorar, já que foi confirmado no qualificatório, que será disputado em fevereiro de 2019. Vale lembrar que a partir da próxima temporada, o torneio terá um novo formato.
Classificado como 27º do ranking, o Brasil ficou com a última vaga e terá pela frente um dos 12 países cabeças de chave: Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Canadá, Cazaquistão, Grã-Bretanha, Itália, Japão, República Tcheca, Sérvia e Suécia. O adversário será conhecido no dia 26 de setembro e dos rivais possíveis, o time brasileiro não joga dentro de casa apenas contra canadenses ou suecos.
As outras 12 nações classificadas para o quali foram definidas com base no ranking após a rodada do último fim de semana. Além do Brasil, também estão garantidos Austrália, Chile, Colômbia, Holanda, Hungria, Índia, Rússia, Suíça, Uzbequistão e mais dois países que sairão do playoff África/Europa. A Argentina ficou entre as seleções pré-classificadas.
De acordo com o novo formato, o qualificatório da Davis será composto pelos quatro países quadrifinalistas deste ano (Bélgica, Alemanha, Itália e Cazaquistão) e os oito vencedores da repescagem do último fim de semana (Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Canadá, Cazaquistão, Grã-Bretanha, Itália, Japão, República Tcheca, Sérvia e Suécia). Os outros 12 participantes serão com seis europeus, três asiáticos e três americanos.
A fase final da Copa Davis, disputada em uma única sede no mês de novembro, terá os quatro semifinalistas deste ano (França, Espanha, Croácia e EUA), os 12 qualificados de fevereiro e mais dois convidados pela entidade organizadora.