Vinícius Figueira perde para francês e é vice-campeão Mundial de karatê; confira.
3 min readCarlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br direto da redação.
Foto: Thiago Fernandes
Foram 13 finais neste sábado no Mundial de Karatê de Madrid. Mas nenhuma importava mais para o Brasil do que a disputa na categoria até 67kg, onde poderia sair o primeiro campeão mundial do país depois que o esporte se tornou olímpico. Uma disputa difícil de prever, já que o brasileiro Vinícius Figueira e o francês Steve da Costa nunca tinham se enfrentado. Apesar de boa atuação, Vinícius perdeu de virada, por seis a cinco, e ficou com a prata contra o atual campeão europeu.
– Minha meta era ser campeão do mundo. Estou triste, mas não é ruim ser vice-campeão do Mundial, né? Talvez seja bom não ter sido campeão porque vou continuar buscando até ganhar. Nesse campeonato, ganhei de atletas fortes, de quem eu já tinha perdido. Isso foi bom – disse Vinícius.
Vinícius Figueira leva a prata na final do Mundial de Karatê
Apesar do revés, Vinícius deu um grande passo rumo ao Jogos Olímpicos. O Mundial é o torneio que mais conta pontos para o ranking classificatório para Tóquio, já que tem peso 12. Antes do Mundial, o brasileiro era o quinto nessa corrida, mas graças à bela campanha em Madri vai se aproximar da ponta.
– Essa pontuação é boa, mas não me coloca na Olimpíada. Se ganhar duas etapas de Liga Mundial, já dá essa pontuação, então tem que manter os pés no chão. Seguimos trabalhando, não conforta em nada. Mês que vem já tem outra etapa. Não tem nem férias. É bom só porque estou no caminho certo – contou.
Pódio Mundial de Karatê – Vinicius Figueira, medalha de prata — Foto: Reprodução SporTV