Chapecoense vence Criciúma em partida marcada por homenagens a Henzel. Veja.
3 min readDo Zigzagdoesporte.com.br por espn.com.br
Um jogo intenso em uma noite de homenagens. A Chapecoense recebeu o Criciúma na Arena Condá, nesta quarta-feira, abriu 2 a 0 no placar, cedeu o empate e foi buscar a vitória por 3 a 2, em partida válida pela ida da terceira fase da Copa do Brasil. Elicarlos, Gustavo Campanharo e Lourency marcaram para os mandantes; Sandro e Bruno Cosendey fizeram para os visitantes.
Apesar da partida movimentadíssima, a noite ficou marcada pelas homenagens a Rafael Henzel, um dos seis sobreviventes da tragédia com o avião da Chape no fim de 2016, que morreu na última terça-feira, vítima de um infarto enquanto jogava futebol.
Horas antes do confronto, as delegações dos dois clubes foram ao velório do jornalista. Já na Arena Condá, os atletas da Chape jogaram com a mensagem ‘Obrigado, Rafa’ na parte da frente de suas camisas. Além disso, a bola só rolou depois de um minuto de silêncio seguido por uma salva de palmas.
“Todos estão com sentimento triste, é complicado, volta tudo à tona do acidente que aconteceu. A melhor forma de honrar é fazer um bom jogo pelo carinho que ele (Rafael Henzel) tinha com a Chapecoense”, disse o técnico interino Emerson Cris à Sportv, antes da partida.
Com a bola rolando, a equipe da casa abriu o placar aos 26min do primeiro tempo. Elicarlos recebeu de Márcio Araújo, arriscou de longe e venceu o goleiro Bruno Grossi, que foi enganado pelo quique da bola.
“Difícil falar neste momento, pegou a gente de surpresa. Ele levava o nome da Chape sempre com amor, sempre falando coisas boas. Emociona muito a gente. Conhecemos a trajetória e o legado dele. Não tinha como ser diferente, homenagem total a ele. Fico emocionado. Hoje é por ele. Difícil até de falar”, declarou o atleta no caminho ao vestiário ao Sportv. Ele chorou durante o velório, conforme publicou o Globoesporte.com.
Na volta do intervalo, os visitantes descontaram aos 20min. Após desvio de João Ricardo em cobrança de escanteio aos 20min, Vinicius ficou com a bola e levantou para Sandro marcar de cabeça. O empate veio três minutos depois. Caíque recebeu livre na esquerda e cruzou na medida para Bruno Cosendey cabecear no canto direito do goleiro.
Quando parecia que o duelo acabaria empatado, os donos da casa definiram o triunfo aos 44min. Everaldo cabeceou após cruzamento de Eduardo, e Bruno Grassi defendeu. No rebote, Lourency completou de carrinho para o fundo da rede.
O confronto de volta será em 10 de abril (quarta-feira), às 19h15 (de Brasília), no Heriberto Hülse, sendo que o time de Chapecó irá atuar por um empate. Como o gol fora de casa não é um critério de desempate, uma vitória por um gol de diferença dos mandantes levará a definição do classificado aos pênaltis.
Antes, as duas equipes voltarão suas atenções para o Campeonato Catarinense. No domingo, Criciúma visitará o Metropolitano no Estádio Monumental do Sesi, às 16h. Mais tarde, às 18h, a Chapecoense receberá o Brusque.