07/12/2025

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Liverpool x Barcelona entra para a lista de grandes viradas da história da Champions.

4 min read

Do Zigzagdoesporte.com.br por espn.com.br

Anfield foi o palco nesta terça-feira de uma das maiores viradas em confrontos de mata-mata da história da Uefa Champions League. O Liverpool tinha apenas 7% de chances de se classificar e conseguiu a inimaginável vaga ao golear o Barcelona por 4 a 0. Com isso, o ESPN.com.br listou as grandes remontadas registradas em momentos decisivos da competição que existe desde 1992-93.

Manchester United x Bayern de Munique – 1998-99

O 2 a 1 representa a mínima virada possível no futebol. Paradoxalmente, este placar já representou em 1999 uma das maiores recuperações que o futebol europeu já viu. O Manchester United era derrotado pelo Bayern de Muniquepor 1 a 0 na decisão do torneio até os 46min do segundo tempo, quando Teddy Sheringham empatou. Dois minutos depois, Ole Gunnar Solskjaer confirmou o título dos ingleses.

Deportivo La Coruña x Milan – 2003-04

Liverpool x Milan – 2004-05

Assim como 1998-99, essa foi outra decisão com uma histórica épica. Se seis anos antes o United chamou atenção pelo tempo em que virou o jogo, o Liverpool surpreendeu pela desvantagem que teve. Os ingleses foram ao intervalo perdendo por um badalado Milan por 3 a 0, com gols de Maldini e Crespo (duas vezes). Porém, na volta do intervalo, o inesperado aconteceu. Steven Gerrard, Vladimir Smicer e Xabi Alonso empataram o jogo entre os 9min e os 15min do segundo tempo. O título seria conquistado nos pênaltis por 3 a 2.

Barcelona x Paris Saint-Germain – 2016-17

Em termos de placar, foi a virada mais expressiva que a Champions teve. O 4 a 0 construído pelo Paris Saint-Germain no Parque dos Príncipes com gols de Ángel Di María (dois), Julian Draxler e Edinson Cavani parecia ter resolvido o confronto das oitavas de final – a probabilidade de os franceses avançarem era de 93%. Porém, uma atuação monumental de Neymar e uma arbitragem polêmica do alemão Deniz Aytekin acabaram por possibilitar o que soava como impossível.

O brasileiro marcou duas vezes, Lionel Messi e Luis Suárez deixaram sua marca uma vez cada, assim como Sergi Roberto. Kruzawa, contra, também fez. Cavani balançou a rede para o time visitante quando o placar registrava 3 a 0 para os donos da casa. Vale lembrar que os três últimos gols do Barça ocorreram a partir dos 43min do segundo tempo.

Roma x Barcelona – 2017-18

O Barcelona ficou com 97% de chances de avançar à semifinal após ter superado a Roma por 4 a 1 no Camp Nou com gols contra de De Rossi e Manolas e a favor de Gerard Piqué e Suárez – Edin Dzeko descontou. A volta, porém, descontruiu este favoritismo logo aos 6min de jogo, quando Dzeko foi à rede. De Rossi e Manolas se redimiriam e selaram a classificação dos romanos com um triunfo por 3 a 0.

Liverpool x Barcelona – 2018-19

Quando Lionel Messi fez o golaço de falta no Camp Nou, a classificação do Barcelona à final parecia decidida. O placar de 3 a 0 – com outro gol do argentino e um de Suárez – estava decretado, e as chances de o time catalão avançar eram de 93%. Além disso, viram o rival entrar em campo sem os lesionados Naby Keita, Mohamed Salah e Roberto Firmino.

A situação começou a mudar quando Divock Origi abriu o placar aos 7min de bola rolando. Wijnaldum saiu no banco na volta do intervalo para marcar duas vezes em 11 minutos. Origi fechou o triunfo por 4 a 0ao aproveitar cobrança de escanteio rápida e colocou os Reds na decisão do torneio pela segunda vez consecutiva.

Os percentuais de chances de classificação apontados são do FiveThirtyEight, site especializado da ESPN que calcula as probabilidades rodada por rodada de cada equipe nos principais campeonatos do mundo

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.