Felipe Massa terá Timo Glock como companheiro na corrida de duplas da Stock Car. Entenda o fato!
5 min readPor Carlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br
O GP do Brasil de 2008 é um dos mais inesquecíveis da história da Fórmula 1. Em especial, para dois personagens que estavam na pista de Interlagos naquele dia 2 de novembro: Felipe Massa e Timo Glock.
Os dois só se falaram pela primeira vez sobre aquela corrida 13 anos depois, no GP do Brasil do ano passado, numa pauta proposta pela Sky alemã, que também repercutiu em reportagens da Sky inglesa e da Band. O encontro terminou em abraço entre os dois. Mas não que houvesse qualquer problema antes, garante Massa:
“Eu nunca tive nada contra o Timo, nunca achei que ele tivesse feito alguma coisa por querer contra mim. Quem entende de automobilismo sabe que ele não tinha o que fazer naquelas condições”, afirmou o brasileiro.
Felipe Massa resolveu ir além do cordial abraço. O piloto da equipe Lubrax | Podium Stock Car Team convidou o alemão para compartilhar o cockpit do Cruze #19 (sim, Felipe vai voltar ao número 19 nesta temporada) na tradicional corrida de duplas, que vai abrir a temporada 2022 da Stock Car, exatamente na pista de Interlagos.
“Tive esse ideia no fim do ano passado, depois que nos encontramos no GP do Brasil. Dividi com os meus patrocinadores, que logo concordaram. Além do que representa formar uma dupla com o Timo dentro de todo o contexto do automobilismo, é claro que vamos em busca também de um bom resultado. Já estou em contato direto com ele passando todas as informações possíveis”, disse.
O convite de Massa foi prontamente aceito por Glock: “Estou muito feliz por poder ir a São Paulo e ser companheiro do Felipe na Stock Car. Será emocionante e um fim de semana muito especial para mim”, admitiu o alemão, que hoje é comentarista de TV em seu país.
“Eu acompanho a Stock Car. Dá para perceber que é um carro difícil de guiar, mas o Felipe já me mandou algumas imagens de câmera onboard para eu entender o carro. Vai ser muito divertido, porque a categoria tem grandes nomes e muitos pilotos velozes. Espero conseguir andar rápido também”, finalizou Glock.
Tudo sobre a Corrida de Duplas da Stock Car
A Stock Car inicia neste final de semana a sua temporada de 2022 com uma etapa especial no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP).
Trata-se da Corrida de Duplas, em que os pilotos que correm regularmente na principal categoria do esporte a motor do País dividem seus carros com convidados vindos das mais variadas categorias do planeta.
Disputada pela primeira vez em 2014, esta será a quinta vez na história que a Corrida de Duplas será disputada, e a quarta em Interlagos. Apesar disso, a prova não é disputada desde 2018.
O evento especial estava marcado para 2020, mas foi adiado dias antes da realização por conta da pandemia, então ainda em seu início.
Para este ano, a prova terá um formato diferente de todas as suas quatro edições. Se nos anos anteriores os pilotos titulares largavam e, no meio da prova, davam lugar aos convidados, nesta temporada a etapa será disputada em sistema de rodada dupla, como ocorre nas etapas “normais” do campeonato. Na primeira, correm os titulares, enquanto os convidados correm a segunda. Ambas as corridas terão 30 minutos mais uma volta de duração.
Até o momento em que iCarros publica esta reportagem, nada menos que 29 duplas estavam confirmadas no grid. A expectativa é de que esse número ainda aumente em pelo menos mais uma dupla. Algumas parcerias chamam atenção, como o caso de Cacá Bueno e Felipe Fraga, que, juntos, somam nada menos que seis títulos da Stock Car.
Os protagonistas da temporada de 2021 seguem no grid, e com parcerias bastante diferentes entre si. Gabriel Casagrande correrá ao lado de Gabriel Robe, estrela da Stock Series, na A.Mattheis Vogel. Já Daniel Serra trouxe Augusto Farfus para ser seu companheiro na Eurofarma RC, ao passo que Thiago Camilo dividirá o carro da Ipiranga Racing com Dennis Dirani.
Há também três duplas formadas por familiares. A principal delas está na Full Time, onde Rubens Barrichello correrá com o filho, Dudu. Os dois foram companheiros de equipe em algumas etapas em 2021. Já Nelsinho Piquet, correndo pela TMG, terá o irmão Pedro como parceiro. Já na KTF, o estreante Felipe Baptista correrá ao lado do irmão, Victor Baptista.
Entre as 29 parcerias já confirmadas, nenhuma delas é mais curiosa do que a formada por Felipe Massa e Timo Glock. Em 2008, o brasileiro venceu o GP do Brasil de F1, em Interlagos, e foi campeão do mundo por alguns segundos. O alemão, que optou por ficar na pista com pneus slicks mesmo quando a chuva chegou à pista, acabou superado por Lewis Hamilton, que acabou com o título. Muitos, à época, culparam Glock, sem razão, pelo vice de Massa.
Outra parceria formada por pilotos com carreira consolidada no exterior é a da Full Time Bassani. Campeão da Indy e dono de uma vitória nas 500 Milhas de Indianápolis, Tony Kanaan correrá com Pietro Fittipaldi, último brasileiro a correr um Grande Prêmio de Fórmula 1.
A Corrida de Duplas da Stock Car será disputada no domingo (13), a partir das 13h55. Confira as parcerias confirmadas até o momento:
Lubrax Podium
Felipe Massa e Timo Glock
Julio Campos e Marçal Müller
Cavaleiro Sports
Marcos Gomes e Beto Cavaleiro
Denis Navarro e Franco Girolami
Full Time Sports
Rubens Barrichello e Dudu Barrichello
Gianluca Petecof e Arthur Leist
RCM Motorsport
Bruno Baptista e Alan Hellmeister
Ricardo Zonta e Danilo Dirani
TMG
Nelsinho Piquet e Pedro Piquet
A.Mattheis Vogel
Gabriel Casagrande e Gabriel Robe
Crown Racing
Cacá Bueno e Felipe Fraga
Rodrigo Baptista e Maxime Soulet
Ipiranga Racing
Thiago Camilo e Dennis Dirani
Cesar Ramos e Felipe Drugovich
Full Time Bassani
Tony Kanaan e Pietro Fittipaldi
Rafael Suzuki e Jeroen Bleekemolen
Eurofarma RC
Ricardo Maurício e Filipe Albuquerque
Daniel Serra e Augusto Farfus
Shell/Pole
Átila Abreu e Renan Guerra
Galid Osman e Enzo Elias
Hot Car
Felipe Lapenna e Sérgio Ramalho
Tuca Antoniazi e André Moraes Jr.
KTF Sports
Lucas Foresti e Pietro Rimbano
Felipe Baptista e Victor Baptista
KTF Racing
Gaetano di Mauro e Gabriel Bortoleto
RKL
Gustavo Frigotto e Fábio Fogaça
Blau Motorsport
Allam Khodair e Albert Costa
Diego Nunes e Fran Rueda
Scuderia CJ
Beto Monteiro e Kiko Porto
Vencedores da Corrida de Duplas
2014: Felipe Fraga e Rodrigo Sperafico
2015: Ricardo Maurício e Nestor Girolami
2016: Marcos Gomes e Antonio Pizzonia
2018: Daniel Serra e João Paulo de Oliveira