NOTICIÁRIO DA RODADA NA NBA. VEJA TUDO QUE PRECISA PARA ATUALIZAR-SE!
4 min readPor Carlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.cm.br
Sem Embiid, Harden ativa ‘modo MVP’, e Sixers saem na frente dos Celtics. VEJA !
A semifinal da Conferência Leste da NBA entre Boston Celtics e Philadelphia 76ers começou exatamente do jeito que era esperado: com um jogaço, que terminou com vitória dos Sixers por 119 a 115.Mesmo sem Joel Embiid, lesionado, o jogo foi completamente parelho até o final graças a um duelo épico entre duas grandes estrelas.
James Harden ativou o “modo MVP” e terminou com 45 pontos, empatada com a maior marca de sua carreira nos playoffs. Jayson Tatum teve uma atuação primorosa e terminou com 39 pontos, 11 rebotes e cinco assistências.
O primeiro tempo foi completamente insano. Sem Embiid, Harden chamou a responsabilidade e carregou os Sixers na pontuação. O camisa 1, que terminou a metade inicial com 21 pontos, fez 16 apenas no período inicial.
O problema para os Sixers, porém, é que do outro lado havia Jayson Tatum e Jaylen Brown.
As duas principais estrelas dos Celtics também estavam pegando fogo e o camisa 0 foi ao intervalo com 26 pontos – sendo que 20 deles vieram no 2º quarto – enquanto Brown teve 16, o que deu uma pequena vantagem de três pontos para os donos da casa.
No terceiro período, as duas estrelas seguiram brilhando. Harden anotou mais nove pontos e chegou aos 30 na partida, enquanto Tatum teve oito pontos para chegar a marca de 34.
Com Brown um pouco mais apagado e Maxey chamando a responsabilidade nos poucos minutos que Harden esteve fora, as equipes foram pro último quarto empatadas em 87.
O último quarto continuou com as duas estrelas das equipes fazendo um duelo épico e só foi decidido na reta final. Faltando oito segundos para o fim, Harden acertou uma bola absurda e colocou os Sixers dois pontos na frente.
Na sequência, os Celtics erraram a jogada e o placar se decidiu na linha do lance livre. Reed converteu os dois, colocou os Sixers com quatro de vantagem e matou o jogo.
Jokic tem atuação histórica, e Nuggets fazem 2 a 0 nos Suns
Quem começou a acompanhar a NBA nos últimos anos se acostumou com um basquete de muita força ofensiva, placares altos e, principalmente, muitas bolas do perímetro. O Jogo 2 da semifinal do Oeste entre Denver Nuggets e Phoenix Suns foi o completo oposto.
No melhor estilo “anos 90”, os dois times abusaram dos arremessos de média distância, o garrafão foi fator chave e apenas as estrelas tiveram pontuação alta na vitória dos Nuggets por 97 a 87, abrindo 2 a 0 na melhor de sete.
Jokic foi o grande destaque, com 39 pontos e 15 rebotes. Com isso, o pivô agora tem 19 jogos de 30 ou mais pontos nos playoffs, a maior marca da história dos Nuggets.
Desde o início, os times tiveram muitas dificuldades em converter os arremessos de longa distância. No primeiro tempo, os Nuggets tiveram 13 arremessos do perímetro e converteram apenas três, sendo que 11 destes eram sem marcação e apenas dois caíram.
No caso dos Suns, foram 17 bolas de três tentadas na primeira etapa e apenas quatro convertidas, com um de oito nos arremessos sem nenhum defensor ao redor.
Com isso, Phoenix foi ao intervalo vencendo por apenas 42 a 40.
No terceiro período, o jogo se mostrou mais parecido com um da NBA moderna. Jokic e Booker entraram de vez na partida, com o pivô dos Nuggets anotando 18 pontos e o ala-armador dos Suns deixando seus 14 na parcial.
Com isso, o placar do terceiro quarto foi 31 a 30 para os Suns, que entraram no último período com três pontos de vantagem.
A preocupação para os Suns, porém, foi com a lesão de Chris Paul, que sentiu dores na virilha e deixou a partida.
No último quarto, porém, as coisas voltaram a como estavam no primeiro tempo e cada ponto parecia valer cinco vezes mais que o normal.
Jokic e Booker seguiam em um duelo espetacular, mas o cansaço pareceu tomar conta das equipes e a bola ia ficando mais pesada a cada minuto. Assim, tivemos emoção até a reta final.
Faltando três minutos para o fim, os Nuggets passaram a acertar quase todos seus arremessos e uma aula de basquete de Jokic matou o jogo e selou a vitória.
Calendário da Série
- Jogo 3 – Suns x Nuggets – 05/05 – 23h (de Brasília) – com transmissão da ESPN pelo Star+.
- Jogo 4 – Suns x Nuggets – 07/05 – 21h (de Brasília)
- Jogo 5* – Nuggets x Suns – 09/05 – a confirmar
- Jogo 6* – Suns x Nuggets – 11/05 – a confirmar
- Jogo 7* – Nuggets x Suns – 14/05 – a confirmar
*se necessários