Bahia concluiu venda da SAF e se junta a Grupo City. ENTENDA A NEGOCIAÇÃO !
3 min read
Por Carlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br

O Esporte Clube Bahia, um dos maiores clubes de futebol do Nordeste brasileiro, anunciou oficialmente sua entrada para o Grupo City nesta quinta-feira (4). O acordo de venda de 90% da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) para o conglomerado foi aprovado há cinco meses e agora, com a assinatura do contrato, o Bahia se torna o 3º clube na América do Sul a fazer parte do maior grupo de investidores do futebol mundial.
Durante a cerimônia de apresentação, o presidente do clube, Guilherme Bellintani, e o CEO do City Football Group, Ferran Soriano, enfatizaram a importância do time no cenário do futebol mundial, destacando seu futuro promissor e o desejo de construir um clube ainda maior. O grupo prometeu investir R$ 1 bilhão nos próximos anos no clube brasileiro.
Bellintani afirmou que a dimensão do que foi feito naquela cerimônia pode não ser totalmente compreendida por muitos nos próximos 10 ou 15 anos. No entanto, ele destacou a grandeza do clube tricolor e sua capacidade de construir um belíssimo projeto em parceria com o Grupo, afirmando que juntos eles poderão levar o clube a novos patamares.
Em pronunciamento, Soriano destacou o impacto do clube na área social e o tamanho de sua torcida para apontá-lo como o 2º na hierarquia de prioridades do grupo liderada pelo Manchester City. “É excepcional pelo tamanho, pelo tamanho da torcida, e assim vai ser o segundo clube maior do grupo, também pela sua função social. A gente entende muito bem que o Bahia faz parte do tecido social de Salvador e da Bahia. Entendemos isso muito bem. Entendemos a responsabilidade que o clube tem, que as pessoas que vão gerenciar o clube nos próximos anos, as pessoas que serão os guardiões da história”, disse.
O processo de estabelecimento da SAF durou mais de um ano de trabalho conjunto entre o clube e o City Football Group. Durante o período, desenvolveram parcerias e estabeleceram a SAF, aprovada com 99% dos votos dos sócios do clube em dezembro do ano passado. De acordo com comunicado emitido nesta quinta, as prioridades sob a nova administração serão o fortalecimento do futebol masculino e feminino, a modernização dos níveis de operação do clube, o investimento na base, a sustentabilidade financeira e colocar o time entre os melhores da Serie A, com classificações para competições continentais.