Filipe Toledo é bicampeão mundial, e Brasil fatura 7° título da WSL. VEJA!
3 min read
Por Carlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br
Foto: Divulgação Globoesporte

Filipe Toledo é bicampeão mundial. Filipinho venceu o australiano Ethan Ewing no Finals para conquistar o sétimo título do Brasil na WSL. A decisão da temporada 2023 foi realizada neste sábado, em Trestles, na Califórnia. Com este resultado, Toledo se torna o segundo brasileiro na história a somar mais de um título mundial. Antes, apenas Gabriel Medina, tricampeão, detinha o feito.
Morador de Trestles há quase dez anos, Filipe Toledo surfou como se estivesse em casa. Com a presença da família e de muitos torcedores brasileiros na praia, ele foi preciso e teve muita maturidade para conquistar o título. Depois de esperar a definição de seu adversário na decisão, Filipinho entrou na água e logo mostrou seu repertório para Ethan Ewing.
O confronto da final colocou frente a frente dois estilos de surfe muito diferentes. Enquanto Ethan manteve a linha de borda com rasgadas muito fortes, colocando muita radicalidade no lipe, Filipe trouxe para o jogo o modo brasileiro moderno de surfar. Toledo combinou a linha progressiva com os aéreos, colocando pressão no julgamento dos juízes.
Na primeira bateria, Ethan saiu na frente com nota 7.33 contra 7.00 do brasileiro. A tônica do primeiro duelo da final foi Filipe vindo na primeira onda da sessão misturando rasgadas e aéreos, com Ethan logo atrás com um surfe mais clássico. Com 15 minutos, Filipe surfou uma onda 9.00 e conseguiu a virada. Faltando 12 para o final da bateria, ele trocou de somatório com 8,97. Filipinho segurou a prioridade no final para vencer Ethan por 17.97 a 17.23.
A segunda bateria foi marcada por muita estratégia e pouca ondulação. Só após 20 minutos, Filipe Toledo pegou a primeira onda. Após forçar um drope e sair, ele fez simbólicos 0.37. Sem prioridade, Filipinho fabricou uma nota 5.17 ao combinar rasgadas com um aéreo reverse em uma onda sem pressão. Com Ethan “sentado” na prioridade, o brasileiro encontrou uma boa oportunidade para fazer 7.50 e aumentar o somatório.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2023/n/G/PSNGIDSX6LURBbBYteaw/filipe-toledo-23finals-1d5a1531-pat-nolan.jpg)
Filipe Toledo em ação no Finals — Foto: Divulgação
Pressionando, Ethan surfou sua primeira onda quando o relógio marcava oito minutos para o fim. Ele conseguiu encaixar duas notas em sequência, um 4.70 e um 7.67, para somar 12.37. Filipe, no entanto, logo trocou a sua segunda nota com 6.77 e somatório 14.27.
Com a prioridade e a liderança da bateria, Filipinho esperou a buzina tocar para comemorar o bicampeonato mundial. Na saída da água, ele abraçou a esposa e os filhos, para então cair nos braços dos brasileiros que invadiram a praia de Trestles.
Títulos de Brasileiros:
- 2014 – Gabriel Medina
- 2015 – Adriano de Souza
- 2018 – Gabriel Medina
- 2019 – Italo Ferreira
- 2021 – Gabriel Medina
- 2022 – Filipe Toledo
- 2023 – Filipe Toledo