Fernando Ferretti, técnico multicampeão no futsal, morre aos 69 anos. ENTENDA O FATO. VEJA!
3 min readPor Carlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br
O experiente ex-treinador de futsal, Fernando Ferretti, morreu na manhã desta quarta-feira, aos 69 anos de idade. Ele estava internado em um hospital de Joinville. A causa da morte, porém, não foi divulgada. A informação foi confirmada pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) em nota publicada nas redes sociais.
“Neste momento de dor, expressamos nossas mais sinceras condolências à família, amigos e a todos os admiradores de Ferretti. Sua partida representa uma perda irreparável para o futsal brasileiro e mundial”, declarou a Confederação em comunicado.
A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) vem por meio desta manifestar profundo pesar pelo falecimento de Fernando Ferretti, ex-treinador da Seleção Brasileira de Futsal, ocorrido no dia 12/07/2023.
Neste momento de dor, expressamos nossas mais sinceras condolências à família, pic.twitter.com/MjI61fmCUp
— CBFS (@cbfsoficial) July 12, 2023
O ex-técnico tem passagem por grandes clubes do Brasil na modalidade, como Santos, Joinville, Corinthians, Magnus, Leoas da Serra (feminino) e Jaraguá, clube onde foi mais vitorioso e teve à disposição estrelas como Falcão no elenco.
Além disso, o ex-comandante também teve passagens pela seleção brasileira e pela seleção paraguaia de futsal. Ao todo, Ferretti conquistou cinco ligas nacionais de futsal e 11 edições da Taça Brasil de Clubes.
Veja a nota completa da CBFS na íntegra:
“A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) vem por meio desta manifestar profundo pesar pelo falecimento de Fernando Ferretti, ex-treinador da Seleção Brasileira de Futsal, ocorrido no dia 12/07/2023.
Neste momento de dor, expressamos nossas mais sinceras condolências à família, amigos e a todos os admiradores de Ferretti. Sua partida representa uma perda irreparável para o futsal brasileiro e mundial.
Fernando Ferretti foi um dos grandes nomes do futsal, deixando um legado inegável para o esporte. Sua dedicação, conhecimento e paixão pelo futsal foram fundamentais para o desenvolvimento e sucesso da Seleção Brasileira, assim como para a evolução do futsal como um todo.
A CBFS reconhece e agradece a contribuição de Ferretti para o futsal brasileiro e mundial. Seu trabalho incansável como treinador e seu compromisso com a excelência técnica deixaram marcas indeléveis na história do esporte. Sua liderança inspirou gerações de atletas e técnicos, contribuindo para o fortalecimento e popularização do futsal.
Em virtude desse triste acontecimento, a Presidência da CBFS decreta luto oficial de cinco dias em homenagem a Fernando Ferretti. Além disso, será realizado um minuto de silêncio em todas as partidas da rodada das competições nacionais, como forma de expressar nosso respeito e reconhecimento pelo legado deixado por Ferretti.
Neste momento de luto, a CBFS se solidariza com todos aqueles que tiveram o privilégio de conhecer e trabalhar com Fernando Ferretti. Que seu legado permaneça vivo, inspirando futuras gerações de jogadores e técnicos.
Expressamos nossos mais profundos sentimentos e desejamos que a família de Fernando Ferretti encontre conforto e forças para enfrentar esta difícil perda.
Que Fernando Ferretti descanse em paz“.
Falcão lamenta morte de Ferretti
Através de suas redes sociais, Falcão se despediu de Fernando Ferretti. O ex-jogador passou bons anos de sua carreira jogando sob o comando do técnico.
“Que tristeza! Obrigado por tudo meu professor, meu amigo, meu pai no esporte! Devo tudo a você, 80% da minha carreira juntos, e como você foi importante, você não tem noção do quanto”, lamentou o ex-atleta.
“Vai descansar guerreiro, seu legado será eterno, você foi a maior referência mundial desse esporte! Gratidão eterna professor, Descanse. AMO VOCÊ!”, finalizou Falcão.