Verstappen supera Norris com estratégia e vence. VEJA A CLASSIFICAÇÃO FINAL !
2 min readPor Carlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br
A ordem dos fatores pode mudar, mas o resultado na F1 em 2024, nem sempre. Max Verstappen voltou a vencer após a derrota para a Ferrari em Mônaco e garantiu o triunfo no GP do Canadá deste domingo, após largar em segundo lugar. O tricampeão neutralizou a concorrência de Lando Norris, da McLaren, além de superar o pole position George Russell, da Mercedes – que chegou em terceiro.
A primeira intervenção do safety car, causada na volta 25 por Logan Sargeant, definiu o destino da corrida: foi aí que Verstappen saltou para a liderança, antecipando o então líder Norris na ida aos boxes. O tricampeão chegou a ser ultrapassado pelo rival no início da prova; na metade final da disputa, também teve que superá-lo na pista uma segunda vez, depois do novo round de pit stops.
Pole position, Russell tentou segurar Verstappen, mas não teve ritmo para impedir o avanço da McLaren: ele quase perdeu a última vaga do pódio para Oscar Piastri, porém, pilotou nas voltas finais com a faca nos dentes – com direito a uma briga intensa com o colega da Mercedes, Lewis Hamilton. O jovem de 26 anos conquistou o primeiro pódio do time alemão em 2024.
Com a vitória, Verstappen vai a 194 pontos e segue liderando o campeonato de pilotos. Mas o abandono de Leclerc abriu o jogo na briga pela vice-liderança: Norris, terceiro, está a sete pontos do ferrarista. No Mundial de equipes, a RBR segue absoluta, indo de 276 a 301 pontos.
Resultado
- Max Verstappen (RBR)
- Lando Norris (McLaren) +3s879
- George Russell (Mercedes) +4s317
- Lewis Hamilton (Mercedes) +4s915
- Oscar Piastri (McLaren) +10s199
- Fernando Alonso (Aston Martin) +17s510
- Lance Stroll (Aston Martin) +23s625
- Daniel Ricciardo (RB) +28s672
- Pierre Gasly (Alpine) – +30s021
- Esteban Ocon (Alpine) +30s313
- Nico Hulkenberg (Haas) +30s824
- Kevin Magnussen (Haas) +31s253
- Valtteri Bottas (Sauber) +40s487
- Yuki Tsunoda (RB) +52s694
- Guanyu Zhou (RB) – 1 volta.
Carlos Sainz (Ferrari) – ABANDONOU
Alexander Albon (Williams) – ABANDONOU
Sergio Pérez (RBR) – ABANDONOU
Charles Leclerc (Ferrari) – ABANDONOU
Logan Sargeant (Williams) – ABANDONOU.