Zé Carlos, ex-Joinville e Seleção Brasileira, morre aos 56 anos. LEIA E ENTENDA O FATO!
2 min read
Por Carlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br

Morreu nesta sexta-feira (25) Zé Carlos, ex-lateral do São Paulo e da seleção brasileira, aos 56 anos. Ele foi encontrado morto em sua casa em Osasco, por familiares. Zé Carlos teve uma trajetória meteórica no futebol, sendo convocado para a Copa do Mundo de 1998 após se destacar no São Paulo.
Sua carreira incluiu passagens por diversos clubes brasileiros, como Grêmio, Ponte Preta e Joinville, e ele encerrou sua carreira no Noroeste em 2005. A causa da morte, confirmada no Pronto Socorro do bairro Santo Antônio, foi uma parada cardiorrespiratória. Zé Carlos deixa dois filhos, de 8 e 16 anos.
Quem era Zé Carlos
Zé Carlos era natural de Presidente Bernardes e teve uma trajetória notável no futebol, marcada por uma ascensão tardia. Após passar por clubes como São José, Nacional, São Caetano e Marília, o lateral-direito ganhou destaque na Matonense em 1997, contribuindo para o acesso do clube à Série A1 do Paulistão.
Em 1998, transferiu-se para o São Paulo, onde conquistou a titularidade e participou da campanha vitoriosa do título paulista. Seu desempenho chamou a atenção do técnico Zagallo, o que lhe rendeu uma convocação para a Copa do Mundo de 1998, na França.
Zé Carlos foi reserva de Cafu durante a competição, mas teve a oportunidade de substituir o titular, suspenso, na semifinal contra a Holanda. Após a Copa, Zé Carlos permaneceu no São Paulo até 2000, e posteriormente passou por clubes como Grêmio, Ponte Preta e Joinville, encerrando sua carreira no Noroeste em 2005. O JEC divulgou nota lamentando a morte do ex-jogador.