Morre ex-meia que marcou época no Bahia e jogou no Flamengo. ENTENDA O FATO!
2 min readPor Carlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br
O futebol baiano perdeu neste sábado um jogador marcante: morreu Alberto Leguelé, meia que fez sucesso no Bahia-BA nos anos 1970, chegando a jogar na Seleção Brasileira. Alberto tinha 71 anos e já não vinha bem de saúde há alguns anos, sofrendo de diabetes e hepatite.
Nascido em Santo Amaro da Purificação, no interior da Bahia, no dia 28 de fevereiro de 1953, e batizado Alberto Raimundo Marques, o ex-meia foi revelado pelo Bahia, onde conquistou títulos e marcou época como um dos melhores jogadores do Nordeste nos anos 1970. Com a Seleção Brasileira disputou o Panamericano do México em 1975 e as Olimpíadas de Montreal em 1976.
Meia clássico, com toque de bola refinado, Alberto ainda sabia fazer gols, mas teve sua carreira prejudicada por contusões.
Em 1978, Alberto Leguelé teve a chance de atingir um novo patamar em sua carreira, indo para o Flamengo-RJ, mas fez apenas 15 jogos no time carioca, sendo campeão carioca e jogando ao lado de craques como Zico e Paulo César Carpegiani. O técnico era Claudio Coutinho, técnico do Brasil em 1978, na Copa da Argentina.
Depois retornou ao Bahia e passou a ser um cigano no futebol vestindo as camisa de vários clubes como CSA-AL, ASA-AL, Vitória-BA, Nacional-AM, Galícia-BA, Serrano-BA, Ypiranga-BA, Fast Clube-AM, Alecrim-RN. E, em 1987, encerrou a carreira jogando na AABB, na Bahia. Também teve uma passagem pelo futebol boliviano.
Depois de encerrar a carreira, Alberto Leguelé chegou a ser treinador de equipes na Bahia e, ultimamente, vivia modestamente em Salvador com o apoio de um projeto social do Bahia para ex-atletas.