Juventude 2 x 0 Vitória – Taliari brilha e Jaconero estreia com vitória sobre o Vitória/Ba. Veja os gols, melhores momentos e a ficha técnica do jogo.
4 min read
Por Carlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br

O Juventude iniciou sua trajetória no Brasileirão 2025 com o pé direito. Na noite deste sábado (29), o time gaúcho recebeu o Vitória/Ba no Alfredo Jaconi, pela primeira rodada da competição nacional, e superou o adversário por 2 a 0.
O principal destaque da partida foi o atacante Gabriel Taliari, que fez os dois gols do time gaúcho na partida, como um verdadeiro centroavante, e já inicia o torneio como um dos artilheiros. Na temporada, foi o terceiro do camisa 19.
O JOGO
Aos 7 minutos, Abner fez o lançamento do campo de defesa para Gabriel Taliari, que desequilibrou Neris e balançou a rede do goleiro Gabriel para abrir o placar da partida. Ênio tabelou com Jadson, que devolveu para o atacante e pegou de primeira de dentro da área. A bola parou no goleiro Gabriel, do Vitória, que evitou o aumento da vantagem do Papo aos 9 minutos.
Wellington Rato cobrou escanteio na pequena área e Adner cortou. Na sobra, Claudinho levantou novamente e Neris cabeceou, mas a bola parou nas mãos de Marcão aos dezoito minutos.
Aos vinte e nove, Taliari driblou Lucas Halter e partiu na direção do gol do Vitória, mas Claudinho antecipou e cortou a jogada. A torcida e os jogadores do Juventude pediram pênalti mas o árbitro decidiu seguir com o jogo. Mandaca recebeu na esquerda, ganhou de Ronald e cruzou rasteiro para Ênio, que havia ampliado o placar. Após análise da jogada, o árbitro anulou o gol por falta marcada em Ronald aos quarenta e cinco minutos.
Jadson deixou Ênio na cara do gol, e o jogador bateu na saída de Gabriel, mas o goleiro conseguiu fazer a defesa. O Vitória partiu em contra-ataque com Janderson, que invadiu a área e bateu fraco de perna esquerda, nos acréscimos do primeiro tempo.
Foto: Victor Ferreira / ECV
SEGUNDO TEMPO
Na primeira jogada da segunda etapa, Léo Pereira dominou na ponta esquerda e tocou para Jamerson, que bateu de perna direita, mas a bola parou nas mãos do goleiro Marcão. Aos 5 minutos do segundo tempo, Batalla partiu pelo lado direito e a bola sobrou para Taliari, que bateu de primeira. A bola desviou em Lucas Halter e passou no canto de Gabriel para afunda a rede do Vitória.
Em boa chance para o Vitória, aos 31 minutos, Petterson recuou mal e a bola ficou com Fabri. O atacante tentou a finalização na entrada da área, mas bateu muito longe do gol. Léo Pereira tocou para Willian Oliveira, que arriscou de fora da área e mandou por cima do gol de Marcão.
Em seu primeiro toque na bola, Filipinho desceu em velocidade pela esquerda, cruzou na área e Gabriel saiu para espalmar e tirar o perigo aos trinta e seis minutos. A bola foi arremessada na área do Juventude e Adriano Martins afastou. Na sobra, Fabri tentou bater de primeira mas Abner se antecipou e tirou o perigo aos quarenta e dois minutos.
Erick dominou na direita e tocou para Claudinho dentro da área do Juventude. O lateral tocou para Fabri que bateu e raspou a bola na trave do goleiro Marcão aos quarenta e cinco minutos do segundo tempo.
GOLS E OS MELHORES MOMENTOS:
FICHA TÉCNICA
Juventude 2 x 0 Vitória
Campeonato Brasileiro – 1ª rodada
Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul
Data: 29/03/2025
Horário: 18h30
Árbitro: Paulo César Zanovelli da Silva (MG)
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE) e Fernanda Nandrea Gomes Antunes (MG)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)
Transmissão: Premiere
Cartões amarelos: Ronald Lopes (VIT), Jadson (JUV), Ênio (JUV), Neris (JUV), Lucas Halter (VIT), Batalla (JUV), Ricardo Ryller (VIT)
Gols: Gabriel Taliari aos 7 minutos do 1º tempo e aos 5 minutos do 2º tempo
Juventude: Gustavo; Ewerthon (Reginaldo), Adriano Martins, Abner e Alan Ruschel (Filipinho); Giraldo, Jadson e Jean Carlos; Ênio (Petterson), Batalla e Gabriel Taliari (Garcez) Técnico: Fábio Matias.
Vitória: Gabriel; Claudinho, Lucas Halter, Néris (Zé Marcos) e Jamerson; Ricardo Ryller, Ronald (Erick) e Pepê (Fabri); Wellington Rato (Willian Oliveira), Gustavo Mosquito (Léo Pereira) e Janderson. Técnico: Thiago Carpini.