Equador 0 x 0 Brasil – Empate na estreia do tão esperado Ancelotti. VEJA OS MELHORES MOMENTOS E A FICHA TÉCNICA DO JOGO.
3 min read
Por Carlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br

Foi a estreia da Carlo Ancelotti no comando do Brasil. Mas, em alguns momentos, o duelo com o Equador, que terminou sem gols em Guayaquil, mais lembrou aquele time treinado por Dorival Júnior. O desempenho sem brilho contra os equatorianos reforçou o que o renomado treinador italiano já sabia: terá muito trabalho para reerguer a seleção mais vitoriosa do planeta.
O empate sem gols não tirou o Brasil do quarto lugar. São 22 pontos que ainda não garantem a seleção na Copa do Mundo de 2026.
Sorte a dos brasileiros que, graças à ampliação do número de vagas, seis sul-americanos vão ao Mundial, além de um ir à repescagem, então o risco de não se classificar é baixo, já que o sétimo está distante. O Equador, com 24 pontos, é o vice-líder.
O JOGO
Nos primeiros 20 minutos, o jogo começou em ritmo de estudo, com as duas seleções se analisando e evitando se expor. A Seleção Brasileira adotou uma postura mais reativa no início, aguardando as ações do Equador antes de começar a avançar suas linhas de marcação gradualmente. A primeira chegada de perigo aconteceu aos 21 minutos. Estêvão pressionou a saída de bola, recuperou a posse no campo de ataque e acelerou pelo meio. Na sequência, serviu Richarlison, que acabou desarmado pela defesa adversária. Na sobra, Gerson ficou com a bola e encontrou Vini Jr livre, mas o atacante parou na boa defesa do goleiro Valle.
Aos 26 minutos, Estupiñan cobrou falta com efeito na área, Alisson tentou espalmar, saiu mal, mas a defesa do Brasil, bem atenta, afastou a bola para escanteio.
Faltou inspiração para Equador e Brasil no primeiro tempo e ambas as equipes não criaram grandes chances na primeira etapa | Rafael Ribeiro/CBF
A segunda etapa manteve o ritmo abaixo do esperado, com o Brasil sem criatividade e o Equador controlando as ações. A primeira finalização só aconteceu aos 21 minutos, quando Yeboah recebeu na entrada da área, limpou Casemiro duas vezes e finalizou, mas a bola desviada chegou fraca para a defesa tranquila de Alisson.
Após triangulação do Equador pela esquerda, Angulo recebeu na ponta e cruzou rasteiro dentro da área para Yeboah, mas Alisson estava ligado e encaixou a bola antes de chegar no atacante.
Estupiñan disparou sozinho no meio de campo aos 31 minutos e carregou a bola para um chute de longa distância, mas Alisson encaixou a bola, que foi ao gol com muito perigo.
MELHORES MOMENTOS:
FICHA TÉCNICA
Equador 0 x 0 Brasil
Eliminatórias da Copa do Mundo – 15ª rodada
Local: Monumental de Guayaquil, no Equador
Data: 05/06/2025
Horário: 20h (de Brasília)
Árbitro: Piero Maza (CHI)
Assistentes: Claudio Urrutia (CHI) e Alejandro Molina (CHI)
VAR: Jose Cabero (CHI)
Transmissão: TV Globo e SporTV
Cartões Amarelos:
Gols:
Equador: Valle; Ordóñez, Pacho, Hincapié e Estupiñán; Moisés Caicedo, Vite e Alan Franco; Yeboah (Kevin Rodríguez), Minda (Preciado) e Angulo (Medina). Técnico: Sebastián Beccacece
Brasil: Alisson; Vanderson, Danilo, Marquinhos e Alex Sandro; Casemiro, Gerson (Andrey Santos) e Bruno Guimarães (Andreas Pereira); Estêvão (Martinelli), Vinícius Júnior e Richarlison (Matheus Cunha). Técnico: Carlo Ancelotti