Santos 0 x 1 Vitória – Leão cala a Vila.Veja o gol, melhores momentos e a ficha técnica do jogo.
4 min read
Por Carlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br

No duelo direto na parte de baixo da tabela, o Santos permitiu o Vitória se aproximar e esquentou a briga contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. O Leão calou a Vila Belmiro nesta segunda-feira ao vencer o confronto por 1 a 0, com gol de Matheuzinho, de pênalti, no confronto que marcou o encerramento da 29ª rodada.
Com o resultado, o Santos que vinha empolgado com a vitória no clássico contra o Corinthians, estacionou com 31 pontos, em 16º lugar, sendo o primeiro time fora do Z4, graças ao critério de desempate, já que tem uma vitória a mais que o próprio Vitória – 8 a 7 – que aparece colado, também com 31 pontos, abrindo a zona de descenso na 17ª colocação. O time Alvinegro Praiano ainda tem um jogo a menos para cumprir.
O JOGO
VAR anula pênalti para o Santos
Logo no primeiro minuto de jogo, o árbitro Raphael Klein marcou pênalti para o Santos após Lautaro Díaz cair na área em lance com o zagueiro Edu. Após a revisão no árbitro de vídeo, o pênalti foi anulado. Aos 13′, Barreal deixou de calcanhar e Igor Vinícius cruzou para Guilherme dominar e chutar para a defesa de Lucas Arcanjo.
O Vitória chegou pela primeira vez aos 22 minutos. Aitor recebeu cruzamento de Cáceres e bateu para o gol. A bola desviou em Igor Vinícius e saiu pela linha de fundo. Aos 34′, o goleiro Gabriel Brazão acertou Renzo López em disputa pelo alto e o Raphael Klein marcou pênalti para o Vitória. Na cobrança, Matheuzinho deslocou o goleiro Brazão e abriu o placar para o Leão. O camisa 10 rubro-negro não balançava as redes há seis meses, desde o duelo contra o Fortaleza, pela 4ª rodada da Série A.
O goleiro Lucas Arcanjo voltou a fazer boa defesa após Escobar lançar para a área e a bola traiçoeiramente encobrir o goleiro rubro-negro. Atento, Arcanjo jogou para escanteio. Na cobrança de escanteio, Barreal cruzou na cabeça de Willian Arão, que chegou desviando e a bola passou perto da trave de Arcanjo.
O Leão voltou a assustar o Santos aos 47 minutos. Em contra-ataque rápido, Cáceres cruzou e Baralhas chegou chutando para defesa de Brazão.
2° TEMPO
Mudança no Leão
No intervalo, o Vitória fez a sua primeira mudança na partida com a entrada de Neris na vaga de Edu. O Santos voltou para o 2° tempo pressionando o Vitória. Aos 4 minutos, Souza cruzou e Barreal pegou de primeira, mas a bola foi para fora.
Zé Rafael arrancou pelo meio e passou para Barreal. Já dentro da área, o atacante pegou mal na bola e desperdiçou boa chance para o Santos. Aos 18′, Lucas Braga e Willian Oliveiram entraram nas vagas de Matheuzinho e Baralhas.
A melhor chance do Santos até então veio com Guilherme aos 26 minutos. Igor Vinícius cruzou e o atacante apareceu livre, na pequena área, mas errou a cabeçada. As últimas alterações de Jair Ventura na partida foram as entradas de Osvaldo, na vaga de Aitor, e Carlinhos, no lugar de Renzo López.
No contra-ataque, aos 40 minutos, Osvaldo fez boa jogada pela esquerda e tocou para Lucas Braga, sozinho, chegar batendo. A bola acertou a trave de Gabriel Brazão. Aos 48 minutos, Rolleheiser mandou chute forte de fora da área e Lucas Arcanjo fez linda defesa.
GOL E OS MELHORES MOMENTOS:
FICHA TÉCNICA
Santos 0x1 Vitória
Campeonato Brasileiro – 29ª rodada
Local: Vila Belmiro
Data: 20/10/2025
Horário: 21h30
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Assistentes: Maira Mastella Moreira (RS) e Gizeli Casaril (SC)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Transmissão: Sportv e Premiere
Cartões amarelos: Edu, Renzo López, Willian Oliveira (Vitória); Escobar, Zé Rafael (Santos)
Gol: Matheuzinho aos 38 minutos o 1° tempo.
Santos: Gabriel Brazão; Igor Vinícius, Adonis Frías, Luan Peres e Escobar (Souza); Willian Arão (Victor Hugo), Zé Rafael (Bontempo) e Rollheiser; Barreal (Robinho Jr.), Guilherme (Tiquinho Soares) e Lautaro Díaz. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Vitória: Lucas Arcanjo; Edu (Neris), Lucas Halter e Zé Marcos; Cáceres, Baralhas (Willian Oliveira), Ronald e Ramon; Aitor (Osvaldo), Matheuzinho (Lucas Braga) e Renzo López (Carlinhos). Técnico: Jair Ventura.