Por Carlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br
Com o resultado, o Fortaleza foi a 34 pontos, chegou a cinco jogos de invencibilidade e agora fica apenas três atrás do Santos.
O Fortaleza conquistou uma vitória importantíssima na noite desta quinta-feira (20), quando jogando na Arena Castelão, superou o Bahia por 3 a 2, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro e se aproximou do pelotão fora da zona de rebaixamento.
Com o resultado, o time cearense foi a 34 pontos, chegou a cinco jogos de invencibilidade no Brasileirão e agora fica apenas três atrás do Santos, primeiro time fora da zona de rebaixamento. Do outro lado, com 53, o Bahia caiu para o sétimo lugar.
O JOGO
O Bahia foi quem ditou o ritmo da partida nos primeiros cinco minutos, chegando pela primeira vez ao ataque aos quatro. Erick Pulga recebeu dentro da área e chutou chapado com muito efeito no canto direito de Brenno, mas o goleiro espalmou para escanteio. O Laion chegou a abrir o placar aos dez minutos da primeira etapa, mas o bandeirinha rapidamente apontou irregularidade. No lance, Bareiro recebeu lançamento à frente dos defensores do Bahia e encobriu Ronaldo, mas o impedimento foi marcado.
Erick Pulga arrancou pela esquerda com muita profundidade e rolou para trás para Erick, que não pegou bem na bola e desperdiçou a chance de abrir o placar aos 17 minutos. Aos 23 minutos, Breno Lopes recebeu bela bola infiltrada pela direita e disparou em arrancada até tocar rasteiro para Bareiro, livre, que pegou muito mal na bola e mandou no travessão.
Após saída de bola rápida da defesa, o Esquadrão trocou passes até a bola chegar em Ademir, que cruzou para Erick Pulga cabecear com certa liberdade, mas desperdiçou a chance de empatar aos 24. Aos 28 minutos, Erick Pulga recebeu e experimentou um chute rasteiro de fora da área, mas Brenno espalmou para o rebote, mas Willian José não conseguiu chegar nela.
Herrera passou pela esquerda, deixando o marcador do Bahia na saudade , cruzou forte e com efeito na área para Bareiro, livre, cabecear no fundo da rede de Ronaldo e abrir o placar aos 29.
Não foi replay! O Laion marcou o segundo com um lance muito parecido aos 35. Desta vez, Pochettino pela direita cruzou na área e Herrera, de surpresa, testou para o gol de Ronaldo.
SEGUNDO TEMPO
O Fortaleza voltou a executar a proposta do primeiro tempo, aproveitando os erros do Bahia para agredir em contra-ataque. Foi desta maneira que o Laion chegou com perigo pela primeira vez no segundo tempo: Pochettino aproveitou a bobeada da defesa do Esquadrão, arrancou pelo meio, limpou a defesa e rolou para Bareiro experimentar um chute de longe e rasteiro, mas Ronaldo defendeu aos dez minutos.
Everton Ribeiro recebeu no meio de campo e achou Erick Pulga com um belo passe. O camisa 16 passou do marcador e chutou forte, mas a bola bateu na rede pelo lado de fora. Aos 18 minutos, Pochettino derrubou Ademir dentro da grande área e o árbitro assinalou pênalti. Na cobrança, Willian José chutou no canto direito de Brenno e diminuiu o placar para o Esquadrão aos 20 minutos.
Aos 27, Everton Ribeiro infiltrou para Jean Lucas rolar em Ademir, que chutou, mas foi bloqueado pela defesa do Fortaleza. Herrera fez mais uma bela jogada pela esquerda e avançou livre dentro da área do Bahia até tocar para Breno Lopes. O atacante desperdiçou a oportunidade, mas na sobra, Deyverson apareceu para ampliar o resultado aos 29 minutos.
Jogando pela direita, Ademir cruzou na área e Gazal cabeceou para evitar o gol, mas acabou mandando em cima de Brenno, que defendeu à queima roupa aos 37 minutos. Aos 43 minutos, Ademir recebeu de Everton Ribeiro e fez jogada individual pela direita, correndo até a linha de fundo para cruzar rasteiro para Tiago marcar o segundo do Esquadrão.
Já nos acréscimos, o Bahia perdeu a bola no meio e o Fortaleza disparou em contra-ataque até Yago Pikachu ser acionado livre pela direita para bater cruzado e Santiago Ramos Mingo evitar o quarto gol.
FICHA TÉCNICA
Bahia 2 x 3 Fortaleza Campeonato Brasileiro – 34ª rodada
Local: Casa de Apostas Arena Fonte Nova, em Salvador Data: 20/11/2025 Horário: 20h Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS) Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Michael Stanislau (RS) VAR: Daniel Nobre Bins (RS) Transmissão: Premiere (Pay-per-view) Gols: Willian José, Tiago (Bahia) / Bareiro, Herrera e Deyverson (Fortaleza) Cartões amarelos: Ademir (Bahia) / Bareiro, Diogo Barbosa, Pierre e Bruno Pacheco (Fortaleza)
Bahia: Ronaldo; Gilberto (Cauly), David Duarte (Everton Ribeiro), Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre (Acevedo), Erick (Tiago) e Jean Lucas; Ademir (Kayky), Erick Pulga e Willian José. Técnico: Rogério Ceni.
Fortaleza: Brenno; Mancuso, Lucas Gazal, Gastón Ávila e Bruno Pacheco; Pierre, Matheus Pereira (Pablo Roberto), Pochettino (Allanzinho) e Herrera (Yago Pikachu); Adam Bareiro (Deyverson) e Breno Lopes (Rossetto). Técnico: Martín Palermo.
O nosso site é voltado para o esporte, escrevemos e publicamos sobre 40 modalidades esportivas. A nossa meta é levar o esporte cada vez mais longe para o maior número possível de pessoas. O ZigZag do Esporte é a nossa Revista Eletrônica do Esporte, acesse, curta, comente e mande sugestões.