04/02/2026

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Henrique Marques, 1º campeão mundial de taekwondo, superou arritmia que fazia coração bater errado. Leia e entenda o fato!

3 min read

Por Carlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br

Henrique Marques, 1º campeão mundial de taekwondo, superou arritmia que fazia coração bater errado 33 mil vezes ao dia.

Nesta segunda-feira (27), o Brasil conquistou a primeira medalha de ouro masculina em Mundiais de taekwondo na história. Aos 21 anos, Henrique Marques foi campeão na categoria até 80kg no Mundial de taekwondo 2025, disputado em Wuxi, na China. Na final, ele derrotou o chinês Qizhang Xiang por 2 a 0. Na última sexta-feira, Maria Clara Pacheco também havia sido campeã mundial em sua categoria.

Henrique Marques iniciou a competição na 14ª posição do ranking e foi eliminando favoritos até chegar ao ouro. Foi o primeiro Mundial do atleta, que havia disputado apenas o Pan-Americano de 2022, no qual conquistou o bronze, e chegou às quartas de final dos Jogos Olímpicos de 2024.

O atleta, de 21 anos, é uma das promessas do Brasil no esporte. Nascido em Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, viveu no bairro onde cresceu, em Porto das Caixas. Foi lá que, aos oito anos, foi convidado pela atleta olímpica Iris Sting para participar de um projeto social mudaria o seu destino.

Quando foi apresentado ao taekwondo, ganhou um incentivo para conseguir superar as adversidades de uma infância complicada e tentar dar uma condição de vida melhor para sua maior incentivadora: a mãe.

Mas, quando estava deslanchando na carreira, sofreu um baque gigante: foi diagnosticado com arritmia cardíaca, condição que fazia o coração bater errado 33 mil vezes ao dia. Em entrevista à ESPN, no ano passado, ele relembrou que a situação “foi algo muito preocupante”. Foi preciso passar por cirurgia.

“Foi um momento muito delicado. Depois que eu operei, fiquei sabendo que eu poderia me aposentar bem novinho, aos 19 anos. Não poder praticar nenhum esporte, porque meu coração batia errado 33 mil vezes ao dia, não assustava só a mim, mas todos os médicos que trabalharam no meu caso”, contou.

Foram cinco meses afastado para tratamento, até conseguir voltar a treinar e retomar a carreira.

Campanha irretocável

Nas duas primeiras fases do Mundial, o brasileiro teve vida tranquila. Na estreia, eliminou o cubano Kevin Calderon e, na segunda fase, superou com facilidade Faysal Sawadogo, de Burkina Faso.

O adversário mais bem ranqueado que Henrique enfrentou veio nas quartas de final. O norte-americano CJ Nickolasvice-campeão mundial e número 2 do ranking, fez uma luta equilibrada, mas o brasileiro levou a melhor por 2 a 0.

Na semifinal, Henrique Marques teve outro páreo duro ao eliminar o russo Artem Mytarev por 2 a 1. Já na decisão, o brasileiro venceu o azarão chinês Qizhang Xiangnúmero 204 do mundo, por 2 a 0, e conquistou o título histórico.

Vivendo o melhor ano da carreira, Henrique Marques soma resultados expressivos em 2025. Além do ouro no Mundial, o brasileiro conquistou o bronze na etapa de Muju (Coreia do Sul) do Grand Prix de Taekwondo e venceu a Copa do Presidente da América.

Com os títulos, o brasileiro subiu para a sétima posição do ranking mundial, aproximando-se da liderança. Atualmente, Henrique Marques soma 87,45 pontos, enquanto o líder, Firas Katousi, da Tunísia, tem 143,02.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.