João Fonseca estreia no ATP de Buenos Aires defendendo título. Leia e entenda o fato!
3 min read
Por Carlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br

Número 33 do mundo, João Fonseca encara, a partir desta quarta-feira, às 18h, um novo desafio em sua curta e já bem-sucedida carreira no tênis profissional. Em duelo com o chileno Alejandro Tabilo, o tenista de 19 anos começa nova jornada no ATP 250 de Buenos Aires, do qual foi campeão no ano passado.
O título do torneio argentino foi o primeiro dele na ATP Tour, portanto será a primeira vez que vai defender pontos de campeão. Ao longo de janeiro, ele tinha, ao todo, 205 pontos para defender relativos à campanha que fez no mesmo mês em 2025 – campeão do Challenger 125 de Canberra e eliminado na segunda rodada do Australian Open.
DETALHES
Quanto ao torneio de Buenos Aires, é como se Fonseca entrasse negativado em 250 pontos no torneio. Como é cabeça de chave número 3 e entra direto nas oitavas de final, contudo, tem 25 pontos garantidos. Para ter os 250 ao final do torneio, apenas sendo campeão. A pontuação para as demais possibilidades é 50 parando nas quartas de final, 100 na semi e 165 sendo vice-campeão.
Caso não consiga a pontuação máxima na Argentina, o carioca terá a chance de se recuperar no Rio Open, que começa no dia 14 e é de nível 500.
No circuito da ATP, os pontos conquistados em cada competição têm validade de um ano. Ou seja, encerrado o período, esses pontos são subtraídos da classificação. Por isso que se fala em “defender pontos”.
Na semana equivalente àquela em que os pontos foram somados no ano anterior, o tenista tem de somar ao menos a mesma quantidade para evitar a subtração. Isso pode ser feito no mesmo campeonato da temporada anterior ou em outro, desde que ofereça a possibilidade de atingir o mesmo nível de pontuação.