21/02/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Acompanhe um giro pelo brasileirão com os jogos: Flamengo x Crciúma, Portuguesa x Corinthians e São Paulo x Grêmio; confira

8 min read

Do ZigZag do Esporte.

Campeonato brasileiro 2013.

Flamengo e Criciúma duelam no Maracanã.

Fla Imagem

Flamengo tenta se afastar da zona do rebaixamento
Flamengo tenta se afastar da zona do rebaixamento

Dois times que buscam a vitória e, consequentemente, distância da zona do rebaixamento. Assim pode ser definido o confronto entre Flamengo e Criciúma, que se enfrentam neste domingo, no Maracanã, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time rubro-negro soma 27 pontos e tem apenas dois a mais do que o Tigre, que é o melhor colocado dentro do Z-4.

Com o técnico Jayme de Almeida efetivado no comando da equipe, o Flamengo procura repetir um pouco o seu desempenho no primeiro tempo do empate por 1 a 1 com o Botafogo, no meio de semana, no confronto de ida das quartas de final da Copa do Brasil. O treinador confia em um bom resultado neste domingo.

“O Flamengo tem condições de ir alcançando aos poucos uma campanha melhor neste Campeonato Brasileiro e os jogadores entenderam bem o que representa vestir essa camisa. Vamos para esse jogo confiando na vitória, principalmente se conseguirmos colocar em prática aquilo que demonstramos em boa parte do confronto com o Botafogo”, analisou.

Confiança também é a palavra de ordem para o técnico do Criciúma, Argel Fucks, que estreou com empate por 1 a 1 com o Atlético-MG, no meio da semana, e está otimista para este jogo e para a sequência de sua equipe no Brasileirão.

“A nossa atuação contra o Atlético-MG deixa evidente que temos um bom futuro guardado para nós neste Brasileiro. Mostramos empenho, determinação, transpiração e vontade de tirar o Criciúma dessa situação. Quando isso acontece é um sinal de que encontramos a melhor maneira de nos comportarmos em campo e podemos ficar otimistas”, disse.

O comportamento do Criciúma é algo que preocupa o Flamengo, que espera um adversário muito fechado em seu campo. Sendo assim, os flamenguistas pregam a tranquilidade para conseguirem a vitória.

“A tendência é o Criciúma ir para campo fechado, esperando a melhor oportunidade para tentar matar o jogo em um contra-ataque ou em um erro que a gente venha a cometer. Portanto, vamos precisar de muita tranquilidade para pressionar o adversário sem dar campo”, analisa o atacante Hernane.

Em termos de escalação o Flamengo vai manter a base que enfrentou o Botafogo, mas terá uma alteração. O meia Elias, que cumpriu suspensão diante dos alvinegros, reaparece na vaga de Luiz Antônio, com Amaral sendo recuado para atuar como primeiro volante.

Pelo lado do Criciúma o volante João Vitor fica de fora para cumprir suspensão porque foi expulso contra o Atlético-MG. Elton vai ser o substituto. O restante da equipe será o mesmo que empatou com o Atlético-MG.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO X CRICIÚMA

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 29 de setembro de 2013 (Domingo)
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS)
Assistentes: Marcelo Van Gasse (Fifa-SP) e Rafael da Silva Alves (RS)

FLAMENGO: Felipe, Leonardo Moura, Wallace, Samir e João Paulo; Amaral, Elias, André Santos e Carlos Eduardo; Paulinho e Hernane
Técnico: Jayme de Almeida

CRICIÚMA: Helton Leite, Tony, Fábio Ferreira, Leonardo e Marlon; Amaral, Elton, Daniel Carvalho e Leandro Brasília; Lins e Wellington Paulista
Técnico: Argel Fucks

 

Corinthians pega Portuguesa em MS.

Rodrigo Coca /Ag. Corinthians

Paolo Guerrero volta ao Corinthians no duelo contra o Grêmio, na Copa do Brasil
Paolo Guerrero está confirmado para a partida contra a Portuguesa

Em jogo vendido pela Portuguesa para a cidade de Campo Grande, a equipe rubro-verde medirá forças com o Corinthians no domingo. A partir das 16h (de Brasília), o time do Canindé lutará por sua terceira vitória seguida para ganhar distância da zona de rebaixamento, e a formação do Parque São Jorge tentará encerrar uma sequência péssima.

Os comandados de Tite não conseguem triunfar há sete partidas, série na qual só marcaram um gol. A falta de criatividade tem dado dor de cabeça ao treinador, que vem buscando, sem sucesso, alternativas para achar a rede dos adversários.

“É preciso ter tranquilidade neste momento. Não adianta buscar culpados, porque o futebol tem essas fases, é momento”, afirmou Danilo, um dos muitos que apostam em uma nova etapa assim que um bom resultado for finalmente conquistado, mas que começará no banco de reservas nesta rodada. “Precisamos ganhar um jogo para ganhar confiança”, concordou Guerrero.

A sequência negativa colocou o Corinthians na parte de baixo da tabela do Campeonato Brasileiro e o afastou da zona de classificação à Copa Libertadores. A distância para o quarto colocado, Grêmio, está em oito pontos, algo recuperável, segundo Tite: “Vai ter muita oscilação ainda”.

Não ajuda a equipe alvinegra o desgaste físico de seus jogadores. Se pode ter o retorno de Alessandro, que ficará no banco, o gaúcho tem de lidar com atletas limitados fisicamente pela sequência de partidas, como Douglas, que pediu para sair do confronto com o Grêmio, na última quarta, pela Copa do Brasil, mas que está confirmado para este jogo. Já Danilo, que também sofre com o cansaço, fica como opção entre os suplentes, cedendo sua vaga a Romarinho. Outra mudança é a entrada de Ibson no lugar de Maldonado.

Já Guto Ferreira, que fez a Portuguesa crescer desde a sua chegada, não terá o atacante Diogo, que precisou ser operado por causa de uma apendicite, nem o lateral direito Luís Ricardo, suspenso. O próprio treinador está oficialmente fora do jogo, punido por sua expulsão contra o São Paulo. O auxiliar Alexandre Faganello ficará no banco, em comunicação constante com o chefe.

Na tentativa de manter o bom momento e ampliar a atual vantagem de três pontos para a zona de rebaixamento, a Portuguesa terá os retornos de Lauro e Gilberto, que não participaram da vitória sobre o Internacional por questões contratuais. Valdomiro e Bruninho escaparam de punição pela confusão com a arbitragem na derrota para o Grêmio e estão à disposição.

FICHA TÉCNICA
PORTUGUESA X CORINTHIANS

Local: Estádio Morenão, em Campo Grande (MS)
Data: 29 de setembro de 2013, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Bruno Salgado Rizo (SP)

PORTUGUESA: Lauro; Corrêa, Moisés Moura, Valdomiro e Rogério; Ferdinando, Moisés, Bruno Henrique e Souza; Bérgson e Gilberto
Técnico: Alexandre Faganello

CORINTHIANS: Cássio; Edenílson; Gil, Paulo André e Igor; Ralf e Ibson; Romarinho, Douglas e Emerson; Guerrero
Técnico: Tite

 

No Morumbi, São Paulo retoma prioridade em duelo com Grêmio.

Rubens Chiri/São Paulo

Muricy comentou sobre a derrota para o Goiás neste domingo
Muricy Ramalho busca a quarta vitória no comendo com o São Paulo

Após breve pausa para estrear com empate na Copa Sul-americana, o São Paulo retoma neste domingo sua grande prioridade até o fim do ano: salvar-se do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Às 16 horas (de Brasília), o time – mal preparado fisicamente, segundo o técnico Muricy Ramalho – recebe o Grêmio, no Morumbi.

Vindo de derrota na rodada passada para o Goiás, no Serra Dourada, o time paulista precisa muito da vitória, já que está apenas dois pontos acima do 17º colocado. Ainda assim, é difícil voltar à zona de descenso neste fim de semana, já que dois times abaixo fazem duelo direto.

De qualquer forma, não se cogita um tropeço como mandante, até porque, na rodada seguinte, tem clássico contra o Santos, na Vila Belmiro. Ciente disso, Muricy poupou alguns jogadores no meio de semana – nem relacionou o volante Rodrigo Caio e deixou o meia Jadson no banco de reservas até o segundo tempo.

Um desfalque certo é Welliton, cujo empréstimo foi repassado pelo Grêmio e não pode atuar por contrato – o atacante, porém, já não atuou diante da Universidad Católica por conta de dores musculares. O volante Denilson, recém-recuperado de contratura na coxa direita, segue fora. Já o meia Maicon está livre de trauma na panturrilha direita e fica à disposição, podendo ganhar uma vaga no time.

O Grêmio, sem vencer há quatro jogos somando Copa do Brasil e Brasileiro, busca no Morumbi uma vitória que lhe deixe folgado dentro do G-4 e o reaproxime da disputa pela liderança. Atualmente, a vantagem é de cinco pontos sobre o Inter, quinto colocado. Por outro lado, a distância para o líder Cruzeiro subiu a 11 pontos.

Se o técnico Renato Gaúcho tem alternado o esquema entre o 3-5-2 e o 4-4-2, para domingo não há qualquer dúvida: o time gaúcho atuará com apenas dois, e não três zagueiros. O motivo é simples: faltam beques. Gabriel rompeu os ligamentos do joelho e só volta em 2014. Werley se recupera de lesão no tornozelo e só volta semana que vem. E Rhodolfo, emprestado pelo São Paulo, não poderá atuar por cláusula contratual.

Assim, Renato conta com a volta de Saimon ao lado de Bressan. Ele não atuou no empate em 0 a 0 com o Corinthians, na quarta-feira, pela Copa do Brasil, por ter sentido indisposição antes da partida. Mas o Grêmio não perdeu consistência defensiva sem seu trio de zagueiros. Renato escalou a equipe com três volantes e três atacantes, e deve repetir a formação.

Assim, Zé Roberto deve seguir na reserva. Depois de nem sequer entrar no segundo tempo nos dois últimos jogos, o experiente meia admitiu contato do São Paulo para contar com o seu futebol, mas recuou nesta quinta-feira. “Estou muito feliz no Grêmio. Quero me retratar: não estou nada insatisfeito. O contato do São Paulo ocorreu em 2006. Meu contrato com o Grêmio vai até o final do ano, com possibilidade de renovação se chegarmos à Libertadores. Posso dizer que há grande chance de eu encerrar a carreira no Grêmio”, disse.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO X GRÊMIO

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 29 de setembro de 2013, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)
Assistente: Alessandro Matos (BA) e João Patrício de Araujo (GO)

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rafael Toloi, Antônio Carlos e Reinaldo; Wellington (Maicon), Rodrigo Caio e Ganso; Jadson, Aloísio e Luis Fabiano
Técnico: Muricy Ramalho

GRÊMIO: Dida; Pará, Saimon, Bressan e Alex Telles; Souza, Ramiro e Riveros; Kleber, Barcos e Vargas
Técnico: Renato Gaúcho

 

Fonte: ESPN.com.br com Agência Gazeta Press

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.